O tráfego criptografado pode ser classificado

Segurança da Informação Visualizações: 568

O tráfego criptografado pode ser classificado. Em todos os lugares que você olha, o uso da criptografia está aumentando: na Internet, em nuvens públicas e privadas, nas empresas e em dispositivos pessoais.

Um dos impulsionadores dessa tendência é a demanda global por melhor proteção da privacidade pessoal na Internet. É uma demanda que disparou na sequência das revelações de Snowden sobre as atividades de interceptação da NSA e continua aumentando desde então.

Por que a Criptografia de Tráfego está em alta?

Em todos os lugares que você olha, o uso da criptografia está aumentando: na Internet, em nuvens públicas e privadas, nas empresas e em dispositivos pessoais. Um dos impulsionadores dessa tendência é a demanda global por melhor proteção da privacidade pessoal na Internet. É uma demanda que disparou na sequência das revelações de Snowden sobre as atividades de interceptação da NSA e continua aumentando desde então.

 Protegendo a privacidade pessoal – e a propriedade intelectual corporativa

Essa demanda foi adotada pelos principais provedores de conteúdo como Facebook, YouTube e Netflix, que são responsáveis ​​pela maior parte do tráfego criptografado da Internet atualmente. A criptografia os ajuda a atender à demanda pública de privacidade pessoal, enquanto protegem melhor sua própria propriedade intelectual (IP).

A proteção de informações pessoais e de IP de clientes também alimenta o aumento do uso da criptografia pelas empresas. Isso inclui o uso de criptografia atrás do firewall, bem como em toda a ampla rede de data centers, provedores de nuvem pública e privada e operadoras móveis que compõem a rede corporativa contemporânea.

 Cumprimento dos regulamentos

As empresas e seus fornecedores de serviços também adotaram a criptografia para atender a regulamentações como o Regulamento Geral de Proteção de Dados ( GDPR ), a lei de Proteção de Dados Pessoais brasileir a ( LGPD ) a Diretiva de Segurança de Redes e Informações ( NIS ) e a EPrivacy .

Adicione a isso iniciativas voluntárias, como “Let’s Encrypt” e “Encryption Everywhere”, do Internet Security Research Group (ISRG) e Symantec, respectivamente, e os padrões da Internet em evolução, como HTTP Public Key Pinning (HPKP) e HTTP Strict Transport Security (HSTS), e a tendência para a criptografia onipresente de tráfego parece quase inevitável.

 Quem mais gosta de criptografia? Os caras maus

Relatório de Ameaças do Ano de 2019 da SonicWall encontrou 2,4 milhões de ataques maliciosos criptografados nos primeiros seis meses de 2019, quase eclipsando o total do ano de 2018 na metade do tempo. E isso segue um aumento de 27% no uso de criptografia para malware e outros ataques maliciosos em 2018.

Dentro da empresa, a criptografia também é cada vez mais usada por funcionários rebeldes que pretendem roubar informações valiosas da empresa, produto ou cliente.

 Criptografia e classificação de tráfego

A identificação e classificação do tráfego de rede há muito tempo desempenham um papel fundamental na proteção das empresas e de seus ecossistemas de provedores de serviços digitais contra ataques internos ou externos maliciosos.

A classificação de tráfego,  também é fundamental para impor políticas, otimizar os fluxos de tráfego, atender às metas de qualidade de serviço e gerar receita por meio de ofertas de serviços diferenciadas. 

Esses benefícios estão prestes a desaparecer com o aumento da criptografia? Não.  De fato, dado o aumento da criptografia, a tecnologia de classificação é mais importante do que nunca.

 Inspeção profunda de pacotes (DPI) para o Rescue

É importante lembrar que a criptografia não significa que o tráfego é indetectável; significa apenas que o conteúdo permanece privado. A análise do tráfego de rede usando tecnologias avançadas como a Deep Packet Inspection (DPI) ainda pode classificar o tráfego criptografado, permitindo que a proteção, a conformidade e a inovação continuem na era da criptografia.

O objetivo principal de um mecanismo de DPI é classificar aplicativos e serviços independentemente dos protocolos subjacentes (de transporte), sendo estes criptografados ou não.

 Como um mecanismo de DPI classifica dados criptografados

Antes de tudo, é necessário fazer engenharia reversa dos protocolos L4 e L7 mais importantes para identificar os principais invariantes usados ​​para classificar os principais aplicativos.

Entre esses protocolos estão os que adicionam camadas de criptografia como TLS (1.1, 1.2 e 1.3), dtls, quic, spdy e http2. Usando o cache DNS, além dos modelos estatísticos de tráfego, é possível identificar o tráfego restante.

Aqui estão alguns exemplos de técnicas de classificação para o tráfego criptografado usado pelos mecanismos de DPI com uma indicação de precisão e limitações.

 Exemplo 1: Classificação do tráfego criptografado com SSL / TLS (por exemplo, https)

Protocolos típicos: Google, Facebook, WhatsApp

Método de classificação: Leia o nome do serviço no certificado SSL / TLS ou na SNI (Server Name Indication)

Precisão: método determinístico – 100% exato

Limitações: se o SNI não aparecer no início do handshake, o certificado SSL / TLS poderá estar disponível somente após 5 ou 6 pacotes, o que pode causar um pequeno atraso. Dependendo do provedor de conteúdo, o mesmo certificado pode ser usado para diferentes serviços (como email, notícias etc.).

Importante: é de opinião comum que o TLS 1.3 torne o tráfego indetectável com as técnicas atuais. No último rascunho do TLS 1.3 (draft-ietf-tls-tls13-23), o SNI permanece claro e é até trocado nos processos de retomada da sessão (0 ou 1 RTT). Isso significa que as atuais técnicas de classificação continuam sendo eficazes.

 

Exemplo 2: Classificando P2P criptografado

Protocolos típicos: BitTorrent (RC4 Criptografado), Ares

Método de classificação: Identificação Estatística de Protocolo (SPID) A identificação estatística de protocolo é uma técnica baseada na medição da divergência do tráfego que está sendo analisado e em um modelo estatístico de tráfego.

Precisão: Normalmente, mais de 90% das sessões P2P são identificadas para o BitTorrent criptografado por RC4.

Informações adicionais: Esta técnica requer mais pacotes do que outros (normalmente 15 para BitTorrent) para ter um modelo de tráfego correto para correspondência.

 

Exemplo 3: Classificando o Skype

Método de classificação: Procurar padrões binários nos fluxos de tráfego
Esse padrão geralmente é encontrado nos primeiros 2 ou 3 pacotes

Precisão: 90 – 95% de precisão

Informações adicionais: além da pesquisa de padrões binários, um método estatístico é usado para identificar diferentes serviços no Skype, como voz do Skype, vídeo do Skype e bate-papo do Skype. Este método usa uma combinação de tremulação, atraso, comprimento de pacotes, espaçamento de pacotes, etc.

Graças a essas e outras técnicas de classificação, a otimização do tráfego, a aplicação de políticas e a experiência do usuário não são afetadas pela criptografia. Além disso, fornecedores especializados de DPI, como a Divisão Qosmos da Enea, desenvolveram um certo número de processos específicos que vão um passo além na alavancagem da inteligência de rede para garantir a classificação precisa do tráfego criptografado. Ao usar o DPI, os provedores de serviços de comunicação podem continuar a oferecer qualidade de serviço e gerenciar a utilização de recursos, respeitando a privacidade do assinante.

Quando combinado com aprendizado de máquina e análises avançadas em soluções de Análise de tráfego de rede, o DPI também pode ajudar as empresas a detectar atividades maliciosas que, de outra forma, passariam despercebidas sob a capa da criptografia.

(Para obter informações adicionais sobre aprendizado de máquina e análises avançadas em soluções de Análise de tráfego de rede e uso de DPI, consulte o blog Qosmos, “ Primeiro guia de mercado do Gartner para análise de tráfego de rede: por que agora? ”).

Brasil

No Brasil a classificação de tráfego para efeitos de discriminação e cobrança é proibida por leis como o Marco Civil brasileiro, no entanto, assim como defendido por Danny no artigo reproduzido acima, a classificação pode trazer algum benefício para o provedor e pode ser feitas, desde que não infrinja nos artigos da lei.

Fonte: Cibersecurity Insiders por(Mitrasingh) Danny Chetlall, gerente de produto da divisão de Qosmos da Enea.