Fornecedora de criptografia para celular teria ajudado a ocultar tráfico de drogas

Segurança da Informação Visualizações: 398
Sky Global é acusada de fechar os olhos às atividades de traficantes de drogas e ajudado a ocultar suas comunicações

Um software sofisticado de criptografia para iPhone, Google Pixel, Blackberry e aparelhos Nokia teria sido usado por traficantes de drogas para ocultar suas comunicações. O software foi fornecido pela Sky Global, empresa de soluções de segurança de dados e privacidade, com sede em Vancouver, no Canadá, que ganhou centenas de milhões de dólares na última década fornecendo software sofisticado de criptografia para uso em telefones celulares.

Na sexta-feira, 12, foram expedidos mandados de prisão contra o CEO Sky Global, Jean-François Eap, e o ex-distribuidor Thomas Herdman. Eles são acusados ​​de conspiração e por violarem a Lei contra Influência e Corrupção mediante Extorsão (RICO) dos EUA. Eap foi indiciado por um júri federal por supostamente ter ajudado os traficantes na ocultação das comunicações dos agentes da lei.

De acordo com a acusação, as conversas feitas com esses dispositivos, roteadas por servidores criptografados no Canadá e na França, seriam impenetráveis ​​para a polícia. A Sky Global é acusada de fechar os olhos às atividades de seus clientes e proteger ativamente sua identidade.

Além disso, a equipe da Sky Global teria usado moedas digitais para fazer compras anônimas para clientes, para ajudar a lavar os lucros de crimes relacionados com o tráfico de drogas. Eles também teriam criado empresas de fachada para esconder os lucros da Sky Global.

Na semana passada, a Europol afirmou ter conseguido acessar centenas de milhões de bate-papos enviados por 70 mil usuários globais do Sky ECC, o que ajudaou a polícia a interromper mais de 100 operações criminosas planejadas para ocorrer nos Estados-membros da União Europeia e além.

A Sky Global emitiu um comunicado à imprensa alegando que sua criptografia permanecia 100% segura e negando que fosse uma plataforma de colaboração com criminosos.

Mas, de acordo com o Departamento de Justiça (DoJ) dos EUA, os investigadores conseguiram grampear os servidores da empresa. O aviso explicava que as ações da Europol resultaram em centenas de detenções e na apreensão de milhares de quilogramas de cocaína e metanfetamina, centenas de armas de fogo e milhões de euros.

“Com o avanço tecnológico, vêm os níveis maiores de sofisticação criminal, mas também novas ferramentas para a polícia combater o crime”, disse o comissário assistente Dwayne McDonald, da Polícia Real Montada do Canadá (RCMP), na Colômbia Britânica.

“A RCMP continuará a adotar novas tecnologias e estratégias para manter nossas comunidades seguras. A colaboração com nossos parceiros internacionais de policiamento, como neste caso com o FBI e a DEA, tornou-se parte integrante da luta em constante evolução contra o crime organizado.”  Com agências de notícias internacionais.

Ref: CISOAdvisor