Menos empresas calculam ROI da nuvem

Tecnologia da Informação Visualizações: 866

E as que calculam, usam um modelo híbrido que considera fatores quantitativos e qualitativos

Menos empresas estão calculando o retorno do investimento da nuvem, de acordo com um levantamento global da ISACA (Information Systems Audit and Control Association) junto a líderes de TI. A pesquisa descobriu que 32% das empresas que implementam iniciativas em nuvem não calculam um ROI. Em 2014 eram apenas 20%, segundo pesquisa similar realizada pela Information Week.

A maioria daqueles que não calcula o ROI da nuvem baseou seu investimento exclusivamente em objetivos de negócios, como agilidade comercial e transferência de recursos das despesas de capital para despesas operacionais. Mais de um quarto dessas empresas disseram que a falta de um modelo de cálculo confiável foi determinante para a sua decisão.

Mais de um quinto daqueles que não calcularam o ROI para a nuvem, no entanto, criaram um business case que incluiu resultados financeiros, como a economia de custos antecipada, para justificar a transição.

"Este tipo de análise difere do ROI porque as métricas financeiras do business case podem não incluir a proposição de valor específica do próprio uso da nuvem , se concentrando mais em métricas financeiras relacionadas ao negócio", afirma o relatório ISACA .

Uma proporção similar justificou seu investimento em nuvem com um caso de negócios sem métricas explícitas, enquanto seis por cento não justificaram seu investimento antes da implementação.

"Apesar do valor do cálculo do ROI da nuvem, esta pesquisa sugere que mais empresas estão avançando com a computação em nuvem sem realizar esta análise", diz ISACA.

"Os motivos potenciais para a não realização de cálculos ROI incluem que os profissionais de tecnologia estão se familiarizando mais com a computação em nuvem; os cálculos de ROI detalhados são considerados desnecessários para validar o investimento; e os resultados não financeiros são cada vez mais vistos como suficientes para justificar o investimento, independentemente de possíveis impactos financeiros ".

roi

A maioria (68%) daqueles que tem implementado iniciativas de nuvem calcula um ROI em seus investimentos. E o método mais comum para fazê-lo é um modelo híbrido que considera fatores tanto quantitativos como qualitativos. Estes tipicamente incluíram o impacto das despesas operacionais, das despesas de capital, da mudança no requisito de pessoal, além do impacto comercial (como agilidade, penetração no mercado, tempo de mercado), das despesas de transição e da economia de tempo para os funcionários entre os fatores a serem considerados. A maioria usa um período de tempo de um a cinco anos.

A maioria das empresas (35 por cento daqueles que calculam o ROI) também apresentou modelos antes e depois da implementação, embora uma grande proporção (29 por cento) apenas gerasse os números antes de qualquer implementação.

De acordo com a pesquisa - de 102 membros do ISACA no nível do CIO em todo o mundo - 32% disseram que o ROI real na nuvem foi maior do que o previsto, 30% disseram que era mais baixo e 39% disseram que sua estimativa era correta.

As maiores causas das discrepâncias? 

"Despesas operacionais acima do previsto", "despesas de transição acima do previsto" e "economia de tempo para funcionários acima do previsto" foram fatores relatados por 32% dos participantes. Um quarto disse que as despesas operacionais foram menores do que o esperado e um quinto disse que as despesas de capital foram menores do que o esperado.