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7 maneiras de garantir que a TI receba o crédito merecido

Muitas vezes ignorada, negligenciada ou mesmo desprezada, a TI precisa reivindicar seu lugar de destaque no centro das atenções da empresa

"Dar crédito onde o crédito é devido." É um pensamento maravilhoso, que muitas vezes é pronunciado quando uma empresa atinge um sucesso comercial significativo ou atinge um marco importante. No entanto, quando é hora de distribuir honrarias e prêmios, o departamento de TI é frequentemente esquecido, apesar de seu líder, gerentes e funcionários fornecerem as tecnologias que permitiram que a empresa atingisse seu novo patamar.

É uma pena, observa Mike Kanazawa, líder de estratégia da EY Advisory, uma empresa de consultoria de negócios. "Hoje, as plataformas de TI estão impulsionando a inovação e o crescimento digital", diz ele. "Sem dar à TI o crédito que ela merece, as empresas deixam de investir na evolução dos sistemas principais para suportar velocidade, agilidade e escala para impulsionar a inovação digital."

Não reconhecer a participação da TI em sucessos críticos de negócios promove a visão agora desmentida de que a TI é simplesmente um centro de custo. "O trabalho do CIO é garantir que a tecnologia seja usada para gerar o máximo valor comercial e não o faça se seus custos forem vistos como despesas gerais, e não como investimentos críticos para os negócios", explica Michael Cantor, CIO da Park Place Technologies. "Se um CIO quiser maximizar o valor comercial da empresa, ele deve obter reconhecimento pela contribuição da TI para obter uma parte apropriada do capital."

1. Torne-se mais consciente

Nos últimos anos, os líderes de TI que se formavam em Engenharia ou Ciência da Computação geralmente recebiam pouco ou nenhum treinamento de negócios. "No final da década de 1980, a métrica de desempenho mais comum das equipes de TI e seus sistemas de computação era a eficiência - como economizar custos operacionais e melhorar a produtividade", observa Tung Bui, professor e chefe do departamento de gerenciamento de tecnologia da informação do Shidler College of Business, da Universidade do Havaí. "Hoje, essas métricas devem estar em níveis estratégicos - uma questão de ganhar ou perder, de vida ou morte, em um mundo de competição acelerada."

O problema é que muitos líderes de TI não acompanharam a mudança no papel de seus departamentos. "Os líderes de TI não falam a linguagem dos negócios de maneira persuasiva", observa Bui.

Na prática, a desconexão entre negócios e TI segue sendo uma das principais razões pelas quais o departamento geralmente têm um perfil menor do que o dos departamentos de vendas, finanças, produção, compras e outros mais voltados para os negócios. "Para que a TI obtenha o crédito que merece, CTOs ou CIOs precisam se transformar em estrategistas de negócios, não se concentrando apenas em automatizar processos de negócios no nível operacional", diz Bui. Algo que já apece no discurso dos CIOs, mas não no dia a dia da empresa.

Os líderes de TI precisam garantir que os esforços do departamento estejam focados no sucesso dos negócios, afirma John Pescatore, diretor do SANS Institute, uma organização de certificação e treinamento em segurança cibernética. "Todo projeto de TI deve ser um campeão de negócios e algumas métricas de sucesso", diz ele. "Se o projeto atender a essas métricas, o defensor de negócios deve concordar em enviar 'elogios' para a cadeia, apontando para o papel que a TI desempenhou no projeto, atingindo suas metas de negócios."

Nick Kamboj, CEO da Aston & James, insta os líderes de TI a protegerem a imagem de seu departamento, praticando rígida disciplina comercial. Kamboj, ex-professor da Booth School of Business, da Universidade de Chicago, observa que muitos executivos de TI se deixam levar por tecnologias emergentes não comprovadas. O problema é que uma tecnologia inadequada, implantada de forma prematura e muitas vezes ineficaz, faz mais mal do que bem - tanto para a empresa quanto para a reputação do departamento de TI. "A empresa fica realmente aborrecida quando vê a TI soprando quantias significativas em despesas de capital enquanto fornece pouco ou nenhum valor para o negócio", acrescenta.

2. Comprometa-se a colmatar o défice de credibilidade da TI

Os líderes de TI precisam mudar a percepção do gerenciamento corporativo de seu departamento de uma entidade autônoma orientada a serviços para um parceiro estratégico habilitador de negócios, que toma decisões de valor agregado que trazem novas oportunidades e receita. "Um líder de TI pode fazer isso participando ativamente ou tendo sua equipe ... entrincheirada em atividades de planejamento e contratos de negócios, realmente entendendo as necessidades do negócio e tratando-as adequadamente", diz Kamboj.

Bui acha que os chefes do departamento de negócios devem ser encorajados a trabalhar com seus colegas de TI para mapear ideias criativas para usar a tecnologia para levar a competitividade ao próximo nível. "Muitas empresas de tecnologia, como a Microsoft, têm especialistas ... para ajudar os CEOs e líderes de negócios a entender e apreciar o potencial da TI", observa ele.

No entanto, Brent Rasmussen, vice-presidente executivo e CIO da empresa imobiliária Carrington Mortgage Holdings, adverte os líderes de TI a não serem muito receptivos a seus colegas de negócios, concordando imediatamente com as solicitações, não importando o custo ou a praticidade. "Muitas vezes, os líderes de TI tentam dar a todos o que eles querem, sempre que quiserem", explica ele. "A TI deve tomar decisões difíceis em relação à segurança, às soluções tecnológicas fundamentais e ao impacto de longo prazo de tecnologias novas ou herdadas, por isso, dizer sim a tudo não define o sucesso do grupo de TI".

Rasmussen também pede que os líderes de TI busquem um maior reconhecimento para que suas organizações não atinjam os holofotes. "Cada iniciativa deve ser uma jornada compartilhada com seu cliente", diz ele. "Isso garante que os líderes de negócios compartilhem o crédito e celebre o sucesso com seus parceiros de tecnologia".

3. Construa um comitê diretor de TI forte

Todo departamento de TI deve aumentar sua participação no comitê de direção. "O comitê de direção é um bom lugar para abrigar um tópico recorrente de 'vitórias' e compartilhar as histórias de sucesso de TI por trás do sucesso nos negócios", aconselha Michael Cantor.

Os comitês de direção também são frequentemente encarregados de produzir publicações internas que destacam conquistas e inovações empresariais significativas.

"A parceria pode garantir que a TI esteja à mesa quando essas publicações ocorrerem e possa fornecer uma oportunidade para incluir a TI na mensagem", diz Cantor.

4. Formar parcerias com os principais aliados de negócios

Ao associar-se a colegas de trabalho e trazer ideias úteis para a mesa, os líderes de TI podem construir rapidamente uma imagem positiva de sua organização. "Você deve ser proativo - isso ajuda a garantir valor", aconselha Barry Shurkey, CIO da NTT Data Services.

As transformações digitais de maior valor são impulsionadas por equipes que combinem mentalidades e experiências em negócios, design e tecnologia, diz Kanazawa. "Ao procurar aumentar o seu perfil, a TI deve estar focada a aproximá-lo das equipes de design de produto e serviço, vendas e marketing e compartilhar os sucessos como um esforço conjunto".

5. Construa a partir de sucessos anteriores

Toda organização de TI deve proteger e nutrir cuidadosamente sua marca. "Resultados repetidos e mensuráveis ​​são a base da identidade de uma organização de TI", observa Rasmussen. "Isso também garante que a TI esteja envolvida na direção estratégica da empresa e é uma parte essencial do processo decisório executivo".

A TI pode elevar rapidamente seu perfil desenvolvendo serviços que os clientes, funcionários ou parceiros adorem. "Além da adoção, demonstrar o sucesso inicial através de métricas de receita, economia de custos e facilidade de uso ou velocidade são elementos igualmente importantes para demonstrar valor e garantir crédito para o sucesso de um negócio", diz Kanazawa.

"O crédito mais valioso para um trabalho bem feito é aquele que é concedido à sua organização de TI pelo seu cliente", observa Rasmussen.

6. Garanta que a voz da TI seja claramente ouvida

Retire a TI das sombras, mantendo os líderes de negócios informados sobre conquistas recentes. "Apresente regularmente à gerência executiva sobre o desempenho de TI", aconselha Ray McKenzie, fundador e diretor administrativo da Red Beach Advisors. "É útil incluir a quantidade de tickets trabalhados pelos clientes, o número de incidentes detectados e resolvidos, o desempenho da equipe em relação aos SLAs definidos, KPIs ... e coletar feedback dos executivos sobre as necessidades."

Também é importante compartilhar qualquer crédito recebido pela TI em várias mídias. "Você não pode mais depender de email", diz Shurkey. Notícias sobre conquistas cruciais precisam ser compartilhadas de várias formas nos canais internos. A comunicação externa também é crítica. "Se seus colegas de trabalho puderem ver [as notícias das conquistas] no LinkedIn ou no Twitter, saberão que estão obtendo reconhecimento publicamente diante de seus colegas", observa ele.

7. Entregue uma mensagem unificada

O CIO, os gerentes e a equipe de TI devem estar todos na mesma frequência. "A importância de o CIO transmitir diretamente uma mensagem coesa aos clientes não pode ser exagerada", ressalta Rasmussen. Os líderes de TI devem responsabilizar cada membro da equipe por sua parte do processo. "Sigo o método TOFU: assumo e acompanho", acrescenta.

Os sucessos de negócio precisam ser comemorados em toda a empresa. "Garantir que sua equipe de TI faça parte dessas celebrações é sua responsabilidade como líder de TI", diz Shurkey. Funcionários de confiança não devem pedir permissão para participar de uma celebração. "Você deve à sua equipe construir relacionamentos com as áreas de negócio e entender como eles vão ao mercado", observa ele. "É assim que você constrói soluções inovadoras para o negócio".

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