Virtus Junxit Mors Non Seperabit

Engenheiro de automação de TI: sua empresas ainda terá um

As empresas estão procurando por esses profissionais para ajudar a desenvolver, testar e implementar a tecnologia de automação

Especialistas não chegaram a um acordo sobre quantos empregos a automação irá substituir ou criar - o MIT revisou vários estudos com previsões drasticamente conflitantes sobre perdas de emprego ou ganhos com a automação

Independentemente de qualquer previsão sobre empregos, a automação já é uma realidade e as empresas estão adotando a tecnologia para simplificar os processos de TI, de negócios, de desenvolvimento e de serviços. 

À medida que a automação aumenta, organizações de todos os setores estão procurando engenheiros de automação para ajudar a facilitar, gerenciar e supervisionar a automação corporativa.

O que faz o engenheiro de automação
O objetivo de um engenheiro de automação é eliminar defeitos, erros e problemas no desenvolvimento de produtos ou software e em processos de negócios ou de atendimento ao cliente.

A automação da TI permite às organizações evoluir e elevar a velocidade dos produtos a uma capacidade infinitamente mais rápida do que processos tradicionais de desenvolvimento de software e de gerenciamento da infraestrutura. Dentre os benefícios básicos da automação de processos de TI estão: a eliminação de tarefas repetitivas, diminuição do tempo de resposta, redução de riscos com gestão constante e precisa. Isso sem falar do resultado de uma engenharia baseada em rápido aprendizado.

As empresas também estão adotando cada vez mais os chatbots automatizados para ajudar a resolver os problemas dos clientes ou direcionar os clientes para a pessoa certa, e os engenheiros de automação ajudam a implementar essa tecnologia. 

A automação também é usada para agilizar a emissão de tíquetes de help desk de TI, gerenciamento de serviços e para fornecer produtos e software de qualidade mais rapidamente, com menos falhas. 

Em última análise, o objetivo de um engenheiro de automação é reduzir a carga dos funcionários e melhorar a eficiência e a confiabilidade, simplificando processos manuais que são redundantes ou inconsistentes.

Todo engenheiro de automação deve:

- Identificar oportunidades para o desenvolvimento de software de automação de processos.

- Projetar e executar testes de controle de qualidade usando scripts que testam automaticamente funcionalidades de sistemas em desenvolvimento.

- Executar testes para bancos de dados, sistemas, redes, aplicativos, hardware e software.

- Identificar erros e problemas de qualidade em processos de desenvolvimento, serviços ou negócios.

- Colaborar com outras unidades de negócios para entender como a automação pode melhorar o fluxo de trabalho.

- Reunir os requisitos de clientes, clientes ou usuários finais para desenvolver as melhores soluções de automação.

Habilidades de engenheiro de automação de TI
Como engenheiro de automação, o profissional precisará de uma ampla gama de habilidades técnicas e de soft skills. Entender os sistemas, redes, hardware e software com os quais está trabalhando, mas também saber se comunicar e colaborar com outras unidades de negócios e/ou clientes. O trabalho exige habilidades de programação em linguagens como C #, SQL e Java, e outros idiomas e as ferramentas, de acordo com o setor de atividade da empresa.Também precisará de um conhecimento prático de sistemas operacionais para dispositivos móveis, Web e desktop, bem como experiência em análise, robótica, Inteligência Artificial e Machine Learning. As habilidades de liderança também serão importantes, pois o profissional precisará liderar os esforços entre departamentos para ajudar a agilizar os processos de negócios.

automacao

Formação de um engenheiro de automação
O profissional precisará de pelo menos um diploma de bacharel em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou em um campo semelhante para se tornar um engenheiro de automação. O programa de formação deve incluir cursos sobre robótica, bancos de dados, estatísticas, IA, sistemas de controle e redes neurais artificiais (RNA). Dependendo do papel, alguns empregadores também podem querer um profissional com mestrado e experiência com procedimentos de testes manuais e automatizados.

Os trabalhos de automação combinam engenharia, ciência e TI, mas as habilidades que o profissional precisa variam de acordo com o setor. 

Embora o engenheiro de automação de controle de qualidade seja o título de trabalho de automação de TI mais comum, existem vários outros cargos que se enquadram na mesma categoria. De acordo com PayScale, estão entre eles:

- Engenheiro de Projeto de Automação

- Engenheiro de Sistemas de Automação

- Especialista em automação

- Engenheiro de Automação de Software QA

- Engenheiro de automação em nuvem

- Engenheiro de automação de teste

A automação é um campo relativamente novo, mas as certificações estão surgindo para ajudar os profissionais  a validar suas habilidades. Há várias certificações específicas de automação: 

- ISA Certified Automation Professional (CAP)

- ISA Certified Control Systems Technician (CCST)

- ASTQB Test Automation Engineer Certification (ITSQB)

- IIST Certified Software Test Automation Specialist (CSTAS)

- IIST Certified Software Test Automation Architect (CSTAA)

- ISA Control Systems Engineer (CSE) Licensing

Imprimir Email

  • /goat/index.php/tecnologia-da-informacao/93-orcamentos-de-ti-devem-ser-2-3-maiores-em-2019-dizem-cios

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Visualizações

Ver quantos acessos teve os artigos
194031

On-Line

Temos 97 visitantes e Nenhum membro online