Menu:

Categorias:

Rito de York:

Maçonaria Israel :

Masoneria en Israel

Capitulo Estudos:

Capitulo de Estudos São Paulo n.04

Figuras:

Figuras Maçonicas

Rito de York

Hiram Oasis

Links:

Nupesma
Supremo G. C. Real Arco
Grande C. Criptico
York Rite
General Grand Chapter
General Grand Council
Knights Templar
Valid XHTML
Valid CSS

Rituais

  Free Domains Forwarding

Capitulo de Estudos São Paulo 04

 

O Nupesma é o Núcleo de Liturgia e Ritualística do Capitulo de Estudos São Paulo n.º04 de Maçons do Real Arco, Subordinado ao Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Real Arco do Brasil e regulados pelo General Grand Chapter Royal Arch Masons ? International.

As reuniões do Capitulo São Paulo é em conjunto com o Capitulo Paulista n.14, realizadas todas as primeiras quintas feiras do mês, na Rua: Helvetia nº557 -Sobre Loja Santa Cecília - São Paulo SP CEP:01215-010.

Sessões de Mestre de Marca, Past Master, Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco.

As cerimônias do Real Arco têm sido praticadas por mais de duzentos anos, de grande beleza, significado moral e fortemente evocativa da mais pura Tradição Maçônica. 

Rito de York

 

O "Rito de York" é um sistema norte-americano é dividida em quatro partes, em consonância com persuasivo ensinamento proveniente do "Educational Bureau General Grand Chapter, R. A. M.", de Lexington, Kentucky, Estados Unidos da América, a saber:

Primeira Parte (Lojas Azuis): Aprendiz (nº 1), Companheiro (nº 2) e Mestre (nº 3);

Segunda parte (Capítulos do Real Arco): Mestre de Marca (nº 4), Mestre Passado (nº 5), Mestre Distinto (nº 6) e Maçom do Real Arco (nº 7);

Terceira parte (Conselho de Mestres Reais e Eleitos): Mestre Real (nº 8), Mestre Eleito (nº 9) e Maçom do Real Arco (nº 10);

Quarta parte (Conselho de Cavaleiros Templários): Ordem da Cruz Vermelha (nº 11), Ordem de Malta (nº 12) e Ordem do Templo (nº 13).

Historia do Real Arco

 

Na época em que a Maçonaria inglesa encontrava-se dividida em duas Grandes Lojas rivais, Laurence Dermott (1720-1791), o famoso Grande secretário dos Antigos, dizia que o Real Arco era "a raiz, o coração e o cerne da Maçonaria". A Grande Loja dos Antigos, a Ancient Grand Lodge, praticava o Real Arco desde a sua fundação. e o considerava tão importante que chegou a ser conhecida como a "Grande Loja dos Quatro Graus". Seu brasão, que só ostenta elementos simbólicos do Real Arco, prova isso.

Quando veio a União das duas Grandes Lojas, dos Modernos e dos Antigos, o Real Arco inglês acabou por se encaixar-se nos Graus Simbólicos. Com isso, ao invés de constituir-se em um grau acima, é considerado um Grau lateral.

Foi nos Estados Unidos, entretanto, que o Real Arco alcançou a maravilhosa consistência ritualística que mantém nos dias de hoje.

Em 1797, Thomas Smith Webb, famoso ritualista americano, registrou seu Monitor (algo parecido aos nossos rituais, porém quase todo cifrado) e conseguiu que representantes de diversos Capítulos se reunissem em Boston, em 24 de outubro do mesmo ano.

Esta convenção é considerada hoje o ponto de partida para o que é atualmente conhecido como The General Grand Chapter of Royal Arch Masons, International. Podemos dizer que foi a partir daí que o Real Arco americano cristalizou-se em toda a sua beleza.

E como os americanos não consideram o Real Arco Inglês completo, um Maçom inglês deve receber os Graus de Mestre de marca, Past master e Mui Excelente Mestre para entrar num Capítulo americano.

No Real Arco, todos os Graus são iniciáticos.

No Brasil

 

Aqui no Brasil, até há bem pouco, os Maçons jurisdicionados às Grandes Lojas de quase todos os Estados, que são reconhecidas pelas Grandes Lojas americanas, só dispunham do Capítulo Jerusalém, do Paraná, hoje infelizmente adormecido, para fazer o Real Arco.

Em 8 de maio de 1993, foi fundado o Capítulo José Guimarães Gonçalves de Maçons do Real Arco, um tributo à coragem e à capacidade de realização do Irmão José Nunes dos Santos, Past Grande Chanceler das Relações Exteriores da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro. Está instalado hoje no Condomínio Demerval de Souza Barros, em São Cristóvão - RJ. Hoje, graças ao empenho e à dedicação dos seus mem bros, o Capítulo tem sua sede própria, sendo co-proprietário do Condomínio e está subordinado ao The General Grand Chapter of Royal Arch Masons, International

O Que é o Real Arco?

 

Seja qual for o seu Rito de origem, o Maçom que chega a Mestre pode ascender por duas escadas - ou ambas! - para completar sua educação: Os Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito ou os Altos Graus do Rito de York. Neste último, os quatro primeiros degraus constituem o que chamamos REAL ARCO.

Diferentemente dos Altos Graus do R.E.A.A., conhecidos por números, os Graus do Real Arco são conhecidos apenas por seus nomes: Mestres de Marca, Past Masters, Mui Excelentes Mestres e Maçons do Real Arco.

Esses graus revivem, na íntegra, a história do Templo do Rei Salomão, subseqüente à morte do Arquiteto, em cerimônias de profundo simbolismo, consistência e beleza.

Como entrar para o Real Arco Você pode ser convidado, indicado ou pedir para entrar. Todas são formas igualmente honrosas. Em todos os casos, é necessário preencher a proposta formal, anexando 3 fotos e cópia do seu Cadastro Maçônico.

O Real Arco está aberto apenas a Mestres Maçons ativos, oriundos das Grandes Lojas. As propostas podem ser conseguidas através dos membros do Capítulo, por solicitação de sua Loja ou por carta diretamente à Comissão de Seleção do "Capítulo de Estudos São Paulo 4 de Maçons do Real Arco".

Os Graus do Real Arco

 

Ao fazer o Grau de Mestre de Marca, você estará resgatando uma das tradições operativas mais singelas e significativas da Idade Média - e passando a identificar-se como faziam nossos antepassados que construíram as magníficas catedrais góticas.

No grau de Past Master, você estará recebendo um privilégio, porque, no começo, o Real Arco era Prerrogativa exclusiva de Mestres Eleito s ou Instalados.

O Grau de Mui Excelente Mestre é o único Grau Maçônico de qualquer Rito que fala da terminação e dedicação do Templo de Salomão. sua nob reza e carga de emoção o tornam uma das mais belas etapas da senda maçônica.

O Grau de Maçom do Real Arco coroa de forma grandiosa seus conhecimentos de Mestre Maçom. É o momento em que a Lenda do Templo será concluída para você em magnífico esplendor. O Real Arco traz, a Maçons de todos os Ritos, uma nova compreensão do Simbolismo. Leva-nos a pensar, a comparar e a entender. Conduz-nos

 

Educational Masonic Site
Pietre-Stones Review of Freemasonry