Processos de SIEM, a su Importância no uso de IA na Detecção de Ransomware

Várias tecnologias de gerenciamento de eventos e informações de segurança (SIEM) usam inteligência artificial (IA) para detectar ransomware.

Em geral, SIEM (Security Information and Event Management) é uma tecnologia que combina funcionalidades de segurança da informação (SI) e gerenciamento de eventos (EM) em uma única solução. O objetivo principal do SIEM é fornecer uma visão abrangente da segurança da informação de uma organização e permitir detecção, investigação e resposta eficazes a incidentes de segurança.

O SIEM pode usar IA para analisar o comportamento de usuários e dos sistemas em tempo real, identificando atividades suspeitas que podem ser um sinal de ransomware. A IA pode ser usada para analisar o tráfego de rede para encontrar padrões relacionados ao ransomware, como comunicações incomuns com servidores de comando e controle. A tecnologia de IA pode verificar arquivos em busca de sinais de ransomware, como padrões de criptografia ou comportamento de acesso incomum. A IA pode ajudar a vincular eventos aparentemente não relacionados para identificar padrões que podem indicar que um ataque de ransomware está em andamento. Algoritmos de aprendizado de máquina podem ser treinados para reconhecer características de ransomware com base em padrões conhecidos, permitindo a detecção precoce de novas variantes.

Análise comportamental para identificar atividades suspeitas em sistemas e redes O SIEM coleta dados de logs de eventos de diversas fontes, incluindo servidores, firewalls, sistemas de detecção de intrusão, etc. Esses logs contêm informações sobre atividades que ocorrem no seu sistema, como: acesso de usuários, tentativas de login, transferências de arquivos, etc. Os dados coletados são normalizados e correlacionados para identificar padrões e relacionamentos entre eventos. Isso ajuda a compreender o contexto da sua atividade e a distinguir entre eventos normais e suspeitos. Com base em dados normalizados, o SIEM cria perfis comportamentais de usuários, dispositivos e sistemas. Estes perfis representam o comportamento típico de cada empresa e permitem identificar desvios significativos.

O SIEM utiliza algoritmos de análise comportamental para detectar anomalias em perfis comportamentais. Por exemplo, se um usuário que normalmente acessa apenas determinados tipos de arquivos acessar repentinamente arquivos confidenciais, isso pode ser considerado uma anomalia. Quando são detectadas anomalias, o SIEM gera alertas que os analistas de segurança podem investigar. Dependendo da gravidade da anomalia, as respostas podem incluir o bloqueio de acesso, o isolamento de sistemas ou outras medidas para conter o potencial ataque.

Sobre algoritmos de análise comportamental são usados ​​para identificar atividades suspeitas em sistemas e redes. Esses algoritmos também podem incluir o monitoramento do comportamento do usuário, do sistema ou da rede ao longo do tempo para identificar desvios significativos das normas esperadas que possam indicar atividades suspeitas. Clustering é um algoritmo que agrupa eventos semelhantes com base em suas características, permitindo identificar padrões que podem indicar atividades maliciosas. Os algoritmos de série temporal analisam padrões de eventos ao longo do tempo e identificam comportamentos incomuns, como picos de atividade ou mudanças repentinas nos padrões de uso. Um algoritmo de frequência que identifica padrões de eventos incomuns e comuns que podem indicar atividades maliciosas, como varreduras de portas ou tentativas repetidas de login. Alguns SIEMs usam redes neurais artificiais para aprender e reconhecer padrões complexos em dados e detectar comportamentos suspeitos. O comportamento anômalo procura comportamento anormal em comparação com o que é considerado normal para um determinado usuário, sistema ou rede. A escolha dos algoritmos depende das necessidades e requisitos específicos de cada empresa em termos de deteção de ameaças e proteção contra-ataques cibernéticos.

A análise comportamental no SIEM ajuda a identificar atividades suspeitas com base em desvios do comportamento normal, permitindo respostas mais rápidas e eficazes a potenciais ameaças à segurança. A IA pode ser usada em tecnologias SIEM para detectar ransomware. O uso eficaz da IA ​​depende da qualidade dos dados de entrada e do treinamento adequado de algoritmos para reconhecer ameaças específicas.