Aplicativo revela se seu PC está vulnerável às falhas Meltdown e Spectre

Chamada InSpectre, solução da Gibson Research faz uma varredura rápida para descobrir se o computador recebeu os patches necessários contra as ameaças.

As informações mais importantes que você precisa saber sobre as sérias falhas de CPU Meltdown e Spectre não são se o seu PC é inerentemente vulnerável a elas – porque ele é – mas se o seu sistema recebeu patches de proteção contra as falhas. No entanto, descobrir isso não é algo muito fácil. 

É preciso navegar por logs de updates, cruzá-los com identificadores de vulnerabilidades e códigos da Microsoft – ou pelo menos era assim. A Gibson Research lançou recentemente a InSpectre, uma ferramenta simples que detecta se o seu PC está vulnerável ao Meltdown e ao Spectre. 

O InSpectre é um programa “pequeno”, de 112kb, que não exige uma instalação formal e verifica o seu computador em busca de suscetibilidades em milissegundos. Quando finaliza o processo, o programa abre uma janela com informações claras e fáceis de serem lidas sobre o status de segurança do seu sistema. 

Descer a barra de navegação revela uma explicação mais profunda sobre a situação de segurança do seu PC, mais uma vez usando uma linguagem acessível para te ajudar a saber o que está protegido e o que não está. Assim como outros softwares da Gibson, o InSpectre apenas funciona. Esse é o tipo de app que a Microsoft e a Intel deveriam ter publicado para esclarecer a situação confusa sobre os patches para essas falhas devastadoras de CPU que vem tomando as manchetes nas últimas semanas.

inspectreapp01.jpg

O InSpectre ainda está em seus primeiros dias. A primeira versão da ferramenta disparou falsos positivos com software de antivírus, apesar desse problema ter sido solucionado em uma versão seguinte. A Gibson alerta os usuários para “POR FAVOR não pegar uma cópia do programa em qualquer outro site de terceiros, uma vez que pode ser malicioso”.

Apesar de o InSpectre fazer um ótimo trabalho em te dar informações de alto nível sobre se o seu sistema principal foi protegido contra o Meltdown e o Spectre, atualizar o seu sistema e CPU não são as únicas proteções que você deve adotar. Esses exploits afetam todos os aspectos do seu sistema. Confira nosso guia especial sobre o assunto para saber mais.