Ciberataques crescem 196% durante a Rio 2016

Confira o ranking das modalidades de ataques que mais se destacaram, segundo dados levantados pelo Arcon Labs

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro terminaram no domingo e, com ele, a maratona do cibercrime. Um levantamento realizado pelo Arcon Labs mostra que a performance dos hackers foi digna dos atletas de ponta, em quantidade.

Entre julho e agosto foi registrado um crescimento geral de 196% de ciberataques.

Confira o ranking das modalidades que mais se destacaram:

1º - Ataques automatizados (crescimento: 715%)
A medalha de ouro foi para os ataques automatizados. Entre os mais comuns estão:

Worms - se multiplicam através de vulnerabilidades de aplicação ou rede e têm como objetivos enviar documentos para fora da empresa, roubar identidades ou até mesmo inundar uma rede.

Botnets - são redes de computadores zumbis controlados remotamente por um hacker, que as utiliza para enviar spam e iniciar ataques de DoS ou DDoS.

2º - Ataques de DoS e DDoS (crescimento: 330%)
Como era de se esperar, uma vez que foi o grande vilão na última Copa do Mundo, esses ataques tinham como objetivo tornar indisponíveis grandes servidores, serviços e infraestruturas.

ciberataquesb_625

3º Ataques WEB (crescimento: 231%)
São ataques a sites se aproveitando de vulnerabilidades para comprometê-lo. Os objetivos eram os mais variados: manchar a imagem da empresa ou instituição, acessar o ambiente de TI e roubar dados confidenciais.

4º - Ataques Buffer OverFlow (crescimento: 91%)
É um tipo de ataque que busca explorar falhas de softwares, aplicações e sistemas operacionais até resultar em um acesso ilegal.

5º - Malwares – crescimento: 38%
Mais de 480 mil códigos maliciosos foram disparados com o objetivo de infectar máquinas, interromper sistemas, ganhar acesso não autorizado ou coletar informações sobre o sistema ou usuário sob ataque.