Microsoft suspende patches contra Meltdown por bug em PCs AMD

Empresa decidiu interromper atualizações do Windows após usuários relatarem problemas de inicialização em computadores com processadores AMD

Os processadores da AMD não são afetados pela falha de CPU Meltdown, que vem tomando as manchetes desde a última semana, mas a solução para o problema aparentemente pode deixar de joelhos algumas CPUs da fabricante. A Microsoft inclusive interrompeu a oferta do patch de segurança para o Windows para alguns sistemas da AMD após relatos de PCs com problemas para inicializar. 

“Após investigar, a Microsoft determinou que alguns chipsets da AMD não correspondem aos documentos enviados anteriormente para a Microsoft para desenvolver as mitigações do Windows para proteção contra as vulnerabilidades de chipset conhecidas como Spectre e Meltdown”, afirma a empresa de Redmond em um aviso de segurança. 

“Para evitar que os usuários da AMD entrem em um estado de não inicialização das máquinas, a Microsoft vai interromper temporariamente neste momento o envio os updates de sistema do Windows para os dispositivos com os processadores da AMD impactados.” 

No entanto, a Microsoft não especifica quais CPUs da AMD são vulneráveis ao erro em questão. A CSO dos EUA informa que boa parte dos relatos em fóruns on-line sobre o problema são relacionados a chips mais antigos como Athlon e Sempron, sendo que o maior tópico sobre o assunto conta com mais de 160 respostas e mais de 800 votos para “Eu tenho a mesma pergunta”. 

A AMD e a Microsoft estão trabalhando para resolver o problema. As atualizações de segurança para os computadores afetados voltarão a ser distribuídas após a questão ser resolvida. Caso o seu PC AMD não inicialize mais depois da instalação do patch de emergência liberado na última semana, a Microsoft diz que seus guias para resolução de erros de tela azul no Windows 7, 8 e 10 podem ajudar.

Mesmo que você não possa instalar o patch para o Meltdown neste momento, é muito importante atualizar o seu navegador o quanto antes. Firefox, Chrome, IE e Edge receberam updates com proteções iniciais contra a falha Spectre – um problema separado do Meltdown e desses patches com bugs para o Windows. Os chips da AMD são suscetíveis ao Spectre. 

Confira aqui nosso especial sobre o que você pode fazer para proteger o seu computador contra as falhas de CPU Spectre e Meltdown.