Menu:

Categorias:

Arquivos:

Rito de York

Hiram Oasis

XML Feed:

Receba Nupesma (RSS)

Links:

Nupesma
Supremo G. C. Real Arco
Grande C. Criptico
York Rite
General Grand Chapter
General Grand Council
Knights Templar
Valid XHTML
Valid CSS

Arquivos do Mês de Março 2007

Prancha Trabalho

Postado Segunda-feira, 26 Março, 2007 as 2:56 PM pelo Ir:. Newton Pontes

Prancha "O Homem Revisado", Acesso Restrito

Apresentado na A.R.L.S. Segredo e Justiça N.º 638 – CMSB – GLESP

Texto escrito e apresentado pelo Ir. Claudimir Ferreira , M. M. , MRA

Categoria Doc.Restritos (RSS), Trabalhos (RSS)

"A Verdade Sobre a Maçonaria"

Postado Segunda-feira, 26 Março, 2007 as 2:26 PM pelo Ir:. Newton Pontes

Por Rev. Pr. Nelson Magalhães da Costa Filho* - março/abril 2005

Por que ser contra a Maçonaria e não contra outras sociedades? O que é a Maçonaria?

A Maçonaria é uma sociedade como outra qualquer! Há os partidos políticos que defendem os interesses de todo o povo. Há os sindicatos que defendem os interesses de uma classe. Há os clubes recreativos, as sociedades comerciais, as sociedades de caridade, as sociedades científicas, as cooperativas. Há as religiões que recorrem a Deus.

Todas as pessoas são contra as quadrilhas de bandidos porque são uma ameaça contra os justos interesses dos outros. E a quadrilha de bandidos é contra todos que são contra as suas malignas intenções.

Porque teríamos de ser contra a Maçonaria?! Só quem não conhece a Maçonaria é contra ela, ou porque acredita em mentiras contra ela, porque a Maçonaria é a favor da liberdade de pensamentos, é a favor da liberdade de religião, é a favor dos interesses da maioria do povo, porque ela é contra a usurpação do domínio político, é contra as fraudes, é contra a censura prévia, é contra as mentiras piedosas das religiões, e outros objetivos. Falar contra a Maçonaria é uma prova de que o opositor é mal intencionado, injusto e sem comunhão com Deus, pois a Maçonaria glorifica a Deus, o Único Todo-Poderoso Criador do Universo, a quem chamam de Grande Arquiteto do Universo (G.A.D.U.).

O símbolo da maçonaria, o Esquadro e o Compasso entrelaçados com a letra G no centro, representa a sua aspiração máxima: a Lei (o esquadro) e a Justiça (o compasso) de Deus (a letra G) sobre todos os homens.

A Maçonaria é uma sociedade filantrópica e cultural de livre pensadores. O ingresso nesta instituição é uma sorte e um privilégio, se o candidato for julgado digno, livre, sensível ao bem, crente em Deus, pelo proponente, por três sindicantes, também por todos os membros da Loja e visitantes de outras Lojas, em reunião para o escrutínio sobre as condições do candidato segundo relatório dos sindicantes, notícias, e certidões dos cartórios, e ainda depois se for aprovado em uma cerimônia secreta de iniciação perante todos, em que finalmente faz solene juramento perante Deus sob pena da maldição divina, de não revelar os segredos da Maçonaria, de ajudar a todos de preferência o maçon, e de promover a justiça e o bem público praticados pelo governo. E este voto é válido como diz Deus na Bíblia: "Quando um homem fizer voto a Deus, ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra: segundo tudo o que saiu de sua boca, fará" (Num 30:2).

Por isto é considerada sociedade sigilosa, e não secreta, porque a sede de suas reuniões é conhecida de todos. Os seus segredos consistem de gestos e palavras sagradas, isto é separadas, para comprovar a autenticidade maçônica de um a outro maçom, muito útil na antigüidade quando não havia carteirinhas de identidade. Hoje continua o mesmo costume por força do juramento tradicional e como disciplina para treinamento do auto-controle da palavra. Estas palavras são nomes hebraicos de anjo comum ou vingador, de pessoas ou lugares, de qualidades ou ações, citados na Bíblia, e variam em cada grau da carreira do maçom. Por causa de algum nome próprio de anjo castigador usado como senha em algum grau que nem é praticado atualmente, acham que os maçons são adoradores de demônios. Para quem quer acusar, qualquer mera semelhança ajeitada é suficiente.

Mas a Maçonaria não é religião, porque não impõe dogmas e aceita membros de qualquer religião. A única crença exigida é em Deus, pois quem muito fala, muito erra. Não ensina todas as verdades, mas pelo menos não ensina erros. Porem é religiosa de certa forma, porque os maçons glorificam e rogam a Deus em suas reuniões. Se a maçonaria não se propõe ser religião, pelo menos é um bom começo para que o adepto encontre por si mesmo a verdadeira.

Quando o candidato é aceito, ele começa no grau de Aprendiz, e depois de alguns meses de assiduidade e estudo é promovido a Companheiro, e finalmente a Mestre. Os trinta graus seguintes até o 33º, o último, são extensões do grau de Mestre. No grau 18º são revelados todos os elementos do cristianismo primitivo. Os maçons encontram neste grau, a única e suficiente verdade que liberta da condenação e leva a Deus, "Jesus Nazareno Rei dos Judeus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1:29).

Dadas estas características, poder-se-ia considerar a Maçonaria uma seita evangélica desde os primeiros séculos, antes da Reforma de Lutero em 1517, quando esta palavra nas igrejas estava perdida. Os maçons que entendiam a mensagem deste grau, se tornavam pois evangélicos secretos.

A Maçonaria já existia há mais de mil anos antes de Cristo. No princípio era "empresas ambulantes de construção". Todos os seus membros eram pedreiros. O vocábulo "maçom " vem do radical germânico "makon" que significa "fazer" o que deu o atual alemão "machen", "maçon " em francês, e "mason" em inglês.

Eram adoradores do Deus Demiurgo (Criador) simbolizado pelo sol, chamado Dionísio pelos gregos, e Osíris pelos egípcios. Conforme o mito, estes deuses teriam nascido no monte Sinai, onde Moisés recebeu de Deus os seus Dez Mandamentos, claro indício de serem símbolos de Deus. Os maçons eram "dionisianos", mas nem todos dionisianos eram maçons. Nesta mitologia o nascimento, morte, ressureição de Dionísio ou Osíris simbolizando o sol, eram ensinamentos sobre as estações do ano. O sol não era Deus, mas apenas o Seu símbolo. Demiurgo significa Criador. Portanto os maçons nunca foram idólatras, e sim puros teistas. A simbologia era o seu método de ensino.

O historiador judeu Flávio Josefo, do primeiro século, fala que uma sociedade secreta de asiáticos foi encarregada da construção do Templo. Segundo a Bíblia, Salomão no ano 1037 a.C. contratou o fenício Adon Hiram (Senhor Hiram) para dirigir esta obra (I Reis 5:14, 7:13-14).

Terminada a tarefa, estes construtores, incluíram na sua simbologia elementos do Templo, o nome hebraico de Deus e lendas referentes a construção do Templo conservadas até hoje na Maçonaria, e se espalharam pelo mundo continuando o seu ofício de construir e conservar edifícios.

Numa Pompílio, o segundo rei de Roma, enviou mensageiros a todos países para contratar alguma empresa que fosse mais útil para Roma. E no ano 714 a.C. uma corporação destes construtores se estabeleceu em Roma, sendo denominada "colegiae fabrorum". Desde então cada legião romana levava o seu "colegiae fabrorum" para construir suas fortificações em tempo de guerra, e templos e edifícios em tempo de paz. Assim núcleos desta corporação se espalharam pela Europa até a Inglaterra, regiões conquistadas pelas legiões romanas.

Foram abolidos pelo Senado romano no ano 80 a.C. restaurados 20 anos mais tarde, e finalmente proibidos no ano 378 d.C. pelo imperador Teodósio, assim como todas outras sociedades religiosas, obrigando a todos fazerem parte somente da Igreja. Dai em diante a Maçonaria passou a se reunir secretamente quando necessário.

No ano 1878 foi descoberto nas escavações da cidade de Pompéia, na Itália, soterrada pelas cinzas do vulcão Vesúvio desde a sua erupção no ano 79, um edifício ornamentado no interior e exterior com os mesmos símbolos maçônicos adotados ainda hoje: as duas colunas do Templo de Salomão, os dois triângulos entrelaçados, o nível, o prumo, o compasso e o esquadro, o pavimento mosaico, e outros, caracterizando um local de reunião de algum "colegiae fabrorum".

Posteriormente soldados passaram a ser aceitos também nesta sociedade por honra e não para trabalharem como pedreiros. Finalmente até civis obtiveram este privilégio, desde que fossem "livres", isto é, "não escravos".

Este costume continuou de tal modo que no século XVIII os núcleos desta corporação já eram constituídos somente de "aceitos não pedreiros", conservando pela tradição a mesma simbologia e a não admissão de mulheres, porque o trabalho de pedreiro era praticado somente por homens.

Estes grupos de maçons são chamados de "Loja", e o local onde se reunem é denominado de "Templo", decorado com as colunas Boaz e Jaquim (I Reis 7:21) junto a porta de entrada no lado de dentro para lembrar que "foi a Maçonaria que construiu o Templo de Salomão" entre 1034 e 1030 antes de Cristo.

Destacamentos de obreiros de uma Loja fundavam em locais distantes outras Lojas filiais. Entretanto as Lojas eram independentes até 1717, quando quatro Lojas de Londres que se reuniam respectivamente na Adega do Ganso, na Adega da Coroa, na Taberna Macieira, na Taberna Copo Grande, cada uma aproximadamente com quinze membros, formaram uma federação sob a Direção de um Grão-Mestre e seus secretários gerais constituindo a Grande Loja, ou o Grande Oriente em outros países. Em 1723 foi impressa a sua Constituição elaborada pelo Dr. Anderson, pastor presbiteriano, baseado nas antigas constituições góticas.

Desde então a Maçonaria em todas as Nações se baseia nestes moldes respeitando os "25 landmarks" (características comuns fundamentais), embora admitindo a diversidade de ritos, tais como o Rito Brasileiro, o Adoniramita, o Moderno, o de York, o Escocês, e outros.

É evidente que todos os 33 graus não existiram sempre. Foram agregados aos três fundamentais ao longo de sua história, tais como o grau 18º referente a Jesus Cristo, e o 30º em memória de Jacques de Molay, último Grão Mestre dos Cavaleiros Templários, morto com a aprovação do Papa Clemente V na fogueira no dia 19 de Março de 1314 em Paris, acusado falsamente de heresias pela Inquisição conforme vontade do rei Felipe, o Belo, para apossar-se das riquezas da Ordem.

Assim resumidamente é a Maçonaria e a sua história.

fonte: http://www.portaljabaquara.com.br/luteranaindependente/maconaria.htm

Categoria Artigos (RSS), Historia (RSS)

Interessante...

Postado Sexta-feira, 23 Março, 2007 as 4:51 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

Interessante...

http://www.youtube.com/watch?v=K4vF3L6Shq4

Categoria Artigos (RSS)

Monumentos Maçonicos

Postado Sexta-feira, 23 Março, 2007 as 4:42 PM pelo Ir:. Newton Pontes

Fotografias Monumentos Maçonicos.

Coleção de fotografias de monumentos Maçonicos, documento formato PDF.

Categoria Artigos (RSS), Historia (RSS)

Albert Einstein

Postado Sexta-feira, 23 Março, 2007 as 10:09 AM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

"Todo homem que lê demais e usa o cérebro de menos, adquire a preguiça de pensar"

Albert Einstein

Categoria Artigos (RSS)

Real Arco

Postado Quinta-feira, 22 Março, 2007 as 11:30 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

Aos Companheiros artigo interessante sobre as principais caracteristicas do Real Arco

Correspondente: Richard Num

Categoria Artigos (RSS), Correspondentes (RSS), Historia (RSS)

Pensamento da Semana

Postado Quinta-feira, 22 Março, 2007 as 8:12 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

" Talvez meio caminho andado seja a gente acreditar no que faz. Mas acima de tudo, o que mais nos incentiva, que mais nos valoriza e também mais nos torna conscientes de nossa responsabilidade é saber que outros crêem em nós. E não há palavras que descrevam o que sentimos ao saber dos sacrifícios a que eles se impõe por crerem não apenas em nós, mas também no que cremos ".

Albert Einstein

Categoria Artigos (RSS), Historia (RSS)

Eu Ajudei Você Porque Eu Sou Maçom

Postado Quinta-feira, 22 Março, 2007 as 8:12 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

O carro de um vendedor que viajava pelo interior quebrou e, conversando com um fazendeiro de um campo próximo, eles descobrem que são "irmãos". O vendedor está muito preocupado, porque tem um compromisso importante na cidade local. "Não se preocupe, diz o fazendeiro, você pode usar meu carro. Vou chamar um amigo e mandar consertar o carro enquanto você vai ao seu compromisso."

E lá foi o vendedor, e umas duas horas mais tarde ele voltou, mas infelizmente o carro precisava de uma peça que chegaria somente no dia seguinte. "Sem problemas", diz o fazendeiro, "use meu telefone e reprograme seu primeiro compromisso de amanhã. Fique conosco hoje, e providenciaremos para que seu carro esteja pronto logo cedo!". Assim foi feito. A esposa do fazendeiro preparou uma jantar maravilhoso e eles tomaram um pouco de malte puro em uma noite agradável. O vendedor dormiu profundamente e, quando acordou, lá estava seu carro, consertado e pronto para ir. Após um excelente café da manhã, o vendedor agradeceu a ambos pela hospitalidade.

Quando ele e o fazendeiro caminhavam para seu carro, ele se voltou e perguntou: "Meu irmão, muito obrigado, mas preciso perguntar, você ajudou-me porque sou Maçom?"

Categoria Artigos (RSS)

Do anarquista russo do século 19, Mikhail Bakunin (1814-1876)

Postado Quinta-feira, 22 Março, 2007 as 8:11 PM pelo Ir:. Julio Cesar Morganti

" Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e pôr-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso, não conhece a natureza humana."

Categoria Artigos (RSS), Historia (RSS)

Tronco de Beneficiencia

Postado Quinta-feira, 22 Março, 2007 as 8:10 PM pelo Ir:. Julio Cesar Morganti

Na época da construção do Templo, erguido por Salomão em Jerusalém, foi criada uma coluna em miniatura que girava por entre as bancadas, recebendo as contribuições, a mão era introduzida pelo alto capitel, que a ocultava, havendo uma fenda no cimo do fuste para a passagem da oferta, naquela época os arquitetos denominavam “Tronco”.

A função caritativa da Maçonaria se tornou tão destacada que a ordem passou a ser identificada como filantrópica, se ouvia falar que a imagem da Maçonaria era Fraternidade e Caridade. Assim, a antiga coleta, que se fazia entre os sacerdotes foi estendida aos associados, passando a ser destinado ás obras piedosas da corporação ou da Loja.

Tronco é uma palavra que deriva do francês “tronc”. Em época mais remota o Papa Inocêncio III, criou o tronco dos pobres que era uma caixa que existia nas entradas das igrejas.

Era costume nas antigas “guildas” recolher contribuições dos que podiam ofertá-la, para socorrer os congregados, entre os quais se encontravam, todos os tipos de homens: senhores, trabalhadores e serviçais. A proteção se estendia às viúvas, órfãos, inválidos e servia até para defesa judicial dos membros. Essa tradição passou à Maçonaria.

O Simbolismo do Tronco

Toda arvore é sustentada pela robustez de seu tronco, em cujo interior sobe a seiva alimentadora. O tronco é mais forte a medida em que, pelo passar dos anos, são acrescidos os anéis ou camadas, isto faz com que seja aumentado seu diâmetro – seu volume.

A função do Tronco de Beneficência é crescer sempre que exista necessidade de atender aqueles Irmãos mais necessitados ou seus familiares. O Tronco somente se fortalece a medida em que aqueles que contribuem o fizerem com o intuito de ajudar.

Ele nunca e suspenso o que é suspenso é o giro para reiniciar nas próximas reuniões

Destino do Tronco

As administrações das Lojas devem ter em mente que o Tronco tem uma única finalidade, não fazendo parte do patrimônio da mesma, a tradição é de socorro e assistência a Irmãos necessitados suas viúvas e órfãos.Isto deve ser cumprido em primeiro lugar. Para isso o Irmão Hospitaleiro deve sempre reserva uma parcela do mesmo para eventualidades e urgências.

Propostas de Irmãos para que a Loja destine o Tronco a instituições profanas devem ser analisadas com muito critério é se for atendida não devemos nunca esquecer da reserva acima mencionada destinando-se para esse fim uma a menor parte do Tronco para as entidades assistenciais maçônicas e não maçônicas.

Tratando-se de uma coleta feita pelos Irmãos para um destino definido, deve-se evitar a divisão do mesmo, pois nenhum daqueles que receberem irão ficar satisfeitos.

Ritualismo do Tronco

As dádivas para o Tronco são sigilosas. Cada Ir:. contribui com o que pode e, se desprovido, não dará nada, mas como todos, deve introduzir a mão direita fechada no recipiente e retirá-la aberta, pois ninguém pode servir-se das importâncias depositadas, cujo total ou “medalha cunhada” é revelado e creditado a Hospitalaria. Um mau costume, felizmente abolido, foi o de apregoar dádivas de Lojas ou IIr:. ausentes. O giro de Tronco deve ser praticado em silêncio ou ao som de música suave, cujos temas sejam de amor e de amizade. (Os maçons Mozart e Franz Lizt compuseram peças com esses temas – do primeiro: “Das Lob der Freudschat” e “Die Maurerfreude”, do segundo: “Sonho de Amor”).

Filosofia do Tronco

Nos ritos maçônicos teístas, deístas e joanitas, a lição é do Evangelho. “Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade, vos digo: já receberam sua recompensa. Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita; assim a tua esmola se fará em segredo, e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á.” (Mateus 6 – 2,4)

Pelo acima exposto fica claro que a maçonaria não é uma sociedade de beneficiencia, o que muitos profanos e aprendizes recém ingressos na Ordem trazem em seus pensamentos.

Não compete a Maçonaria dar o peixe, compete a Maçonaria ensinar a pescar em razão disso ela é uma escola de lideres e seus ensinamentos simbólicos e filosóficos nos levam a isto.

Outras entidades criadas para este fim o fazem com melhor aproveitamento do que nossa Ordem.

O principal é lembrar qual a finalidade do Tronco de Solidariedade, Beneficência, das Viúvas etc, chamem-no como quiser, ele se destina a ajudar os Irmãos necessitados e, por conseguinte seus familiares.

Como ultima afirmação. “O giro do Tronco de Beneficência, não é e nunca foi coleta de esmolas, lembre-se hoje um Irmão esta necessitado, nos não sabemos o amanhã”

TUDO O QUE SE TEM E NÃO DÁ, SE PERDE NO RENOVAR DA VIDA!

BIBLIOGRAFIA

Publicação Oficial da Gr:. Secret:. da Orient:. Ritual:.

Gr:. Secr:. da Orient:. Ritual:.

Pod:. Ir:. Teobaldo Varoli Filho

2. Ritual - R:. E:. A:. A:. - 1º Grau – Aprendiz

3. Manual de Dinâmica Ritualística do 1º Grau

Gr:. Secretaria de Orientação Ritualística

Administração 1987/1991

Categoria Artigos (RSS), Historia (RSS), Liturgia (RSS), Trabalhos (RSS)