Menu:

Categorias:

Arquivos:

Rito de York

Hiram Oasis

XML Feed:

Receba Nupesma (RSS)

Links:

Nupesma
Supremo G. C. Real Arco
Grande C. Criptico
York Rite
General Grand Chapter
General Grand Council
Knights Templar
Valid XHTML
Valid CSS

Arquivos do Mês de Dezembro 2006

A Análise Da Constituição de Anderson

Postado Quinta-feira, 28 Dezembro, 2006 as 7:30 PM pelo Ir:. Newton Pontes

A legislação tradicional maçônica é constituída por:

1. A Constituição compilada por James Anderson, em Londres, e publicada em 1723, englobando os antigos usos e costumes da Fraternidade, acrescidos de normas administrativas, necessárias após a fundação da Primeira Grande Loja - a Obediência Maçônica primordial - em 1717. Essa Constituição de 1723 é o instrumento jurídico básico da moderna Maçonaria.

2. A Constituição elaborada por Laurence Dermott - publicada em 1756 - para a chamada Grande Loja dos "Antigos", fundada em 1751, para combater as inovações introduzidas pela Primeira Grande Loja, chamada por aquela, de "Moderna". Sob o título "Ahiman Rezon", essa Constituição pouco diferia da de Anderson, a não ser na parte das concepções metafísicas e religiosas.

3. A Constituição de Anderson reformada, em 1815, para servir de instrumento jurídico para a Grande Loja Unida da Inglaterra, surgida, em 1813, da fusão da Primeira Grande Loja, a dos "Modernos", com a Grande Loja dos "Antigos". Essa reforma prendeu-se, mais, à parte religiosa e metafísica, para acomodar as idéias dos "Antigos" e concretizar a união das duas Obediências.

4. Os landmarques, que são os antigos costumes, tão antigos que são imemoriais - não se sabe quando foram criados - tão consensuais, que são espontâneos - ou seja, não foram criados por ninguém, em particular, mas surgiram coletivamente - e tão importantes, que são universalmente aceitos. Nunca antes escritos, os landmarques começaram a surgir, no século XIX, em diversas classificações, dezenas delas, todas com número variável de landmarques e, geralmente, com dados conflitantes. Tudo o que tem muitas descrições diferentes, não é confiável; e é isso o que acontece com a imensa maioria dessas classificações, amplamente vulneráveis porque incluem conceitos que não são verdadeiros landmarques, mas sim, normas administrativas, situáveis no tempo, não espontâneas e nem universalmente aceitas.

5. Os oito Princípios de Regularidade, para conhecimento de Obediências e de Lojas, divulgados pela Grande Loja Unida da Inglaterra, em 1929, e largamente baseados na Constituição de Anderson. Como a Grande Loja Unida da Inglaterra é resultado da fusão da Primeira Grande Loja com a Grande Loja dos Antigos, sendo considerada a Grande Loja Mãe do mundo o seu reconhecimento é o mais importante do universo maçônico e, por isso, esses oito Princípios são aceitos mundialmente, pelas Obediências regulares.

Evidentemente, considerando-se a evolução racional do Homem, nenhum desses textos está acima de qualquer análise crítica, dentro do contexto histórico e filosófico, havendo mesmo, alguns deles - principalmente certas classificações de landmarques - que não resistem à mais elementar análise dentro de um raciocínio lógico e absolutamente imparcial.

Estabelecer essa análise histórico-filosófica, com comentários sobre as diversas correntes do pensamento, presentes na Maçonaria contemporânea, mas sem tomar partido a favor de nenhuma delas, é a meta deste trabalho, realizado por dois autores, irmanados nas idéias e no apelo intelectual que sempre estimula o honesto buscador, mas, cada um, com seu raciocínio crítico particular e com sua própria visão lógica do tema, que devem ser inerentes a um trabalho cultural conjunto, para que seja respeitada a liberdade de consciência, dom maior do intelecto humano.

E esse enfoque da tradicional legislação maçônica, nesta obra, acaba se tornando universalista, porque cada um dos autores pertence a uma Obediência regular diferente, tendo, atrás de si, toda uma estrutura doutrinária, cujo embasamento foi sendo construído, às vezes, por caminhos diferentes, aparentemente conflitantes, mas sempre convergentes na busca das metas básicas da Instituição Maçônica.

Por isso, este trabalho, mais do que a tentativa de ser apenas uma pedra polida a mais, no edifício intelectual maçônico, é um alerta ao bom senso e um chamamento à razão, para que os Maçons compreendam, por fim, que a cultura é o caminho mais curto para a aproximação das Obediências e o traço de união mais sólido para que todas as Maçonarias sejam uma só Maçonaria.

Fonte:ANÁLISE DA CONSTITUIÇÃO DE ANDERSON - José Castellani e Raimundo Rodrigues.

Categoria Artigos (RSS), Historia (RSS)

PENSAMENTO VOLTAIRE

Postado Sexta-feira, 08 Dezembro, 2006 as 4:55 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

"Uma coletânea de pensamentos é uma farmacia moral onde se encontram remédios para todos os males".

Voltaire

Categoria Artigos (RSS)

Loja Maçônica "L'Aquila Romana" - 3365 - GOB - GOSP - REAA

Postado Quarta-feira, 06 Dezembro, 2006 as 4:11 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

Nossa próxima sessão será dia 09 de dezembro às 9:30h, o trabalho será apresentado pelo irmão Francisco Eduardo Camargo de Abreu tema "O cisma de 1717", terá a presença do nosso Eminente Grão Mestre Cláudio Roque Buono Ferreira.

Um tríplice fraternal abraço,

V.'.M.'. Fernando Colacioppo

e-mail lanciano@ig.com.br / NikenameSkype lanciano_br /(11) 5893-0250 / 9212-2953

Loja Maçônica "L'Aquila Romana" - 3365 - GOB - GOSP

Rua Augusta n.º 719 - São Paulo/SP - Reunião 2º Sábados do mês - Sede Própria

Site http://paginas.terra.com.br/informatica/lanciano/arls3365/

Categoria Eventos (RSS)

Pensamentos de Albert Einstein

Postado Quarta-feira, 06 Dezembro, 2006 as 4:05 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

"Todo homem que lê demais e usa o cérebro de menos, adquire a preguiça de pensar"

Albert Einstein

Categoria Artigos (RSS)

Os Maçons Crípticos do Rito de York da Maçonaria Livre

Postado Quarta-feira, 06 Dezembro, 2006 as 3:46 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

Traduzido e adaptado dum texto publicado pelo General Grand Council of Cryptic Masons International, 1996

Um Mestre Maçom que tenha aderido a um Capítulo de Maçons do Arco Real, recebido os quatro graus desta organização poderá, depois disso, procurar mais conhecimentos na Maçonaria se for admitido num Conselho de Maçons Crípticos.

O RITO CRÍPTICO

Nenhum Rito da Maçonaria Livre conseguiu ser tão bem sucedido nos últimos anos como o conjunto de graus conhecidos como o Rito Críptico. O crescimento atingido tem sido importante de tal forma que um em cada dois Maçons do Arco Real é Maçom Críptico.

A sua popularidade é bem merecida porque não existem graus mais belos e significativos em toda a Maçonaria Livre do que os conferidos num Conselho de Maçons Crípticos.

A Maçonaria Livre é muito filosófica e ensina os seus ideais através de alegorias ou histórias. Esta filosofia é moralista e religiosa. Contudo, a Maçonaria Livre não é uma religião, ou um seu substituto. Um requisito para ser membro da Maçonaria Livre é a crença declarada em Deus. É imperativo que o candidato professe pessoalmente uma fé num Ser Supremo antes de tornar-se Maçom Livre. A Maçonaria Livre nunca tenta alterar as crenças de cada um. A Maçonaria Livre não oferece uma teologia ou plano de salvação. Contudo, oferece um plano moral para ser aplicado neste mundo. Deixa ao Maçom a faculdade de tratar da sua salvação na próxima vida através da sua própria religião.

Uma das razões para a popularidade dos Graus Crípticos é porque completam a história da alegoria maçónica. A "Palavra" representa na alegoria maçónica a busca pelo homem de objectivos para a vida e para a natureza de Deus. Simbolicamente, a Maçonaria Livre ensina, na Loja, como a Palavra se perdeu e sobre a esperança da sua recuperação. O Arco Real, no Capítulo, ensina como ela foi redescoberta. A Maçonaria Críptica, no Conselho, completa esta história ensinando como se preserva a Palavra inicial.

ORIGEM DOS GRAUS

Tal como em muitos dos graus maçónicos, as origens dos graus crípticos estão cobertas de mistério.

Há cerca de 200 anos surgiram os graus de Mestre Real e Mestre Escolhido (chamados graus da Preservação) como se surgissem de lado nenhum. Leitores maçons, viajantes através do Leste Estados Unidos, conferiram-nos a outros Maçons, enquanto empenhados na instrução dos obreiros da Loja e dos Companheiros do Capítulo. Até o Supremo Conselho do Rito Escocês incluiu o grau de Mestre Escolhido como um dos seus graus "separados". Mas estes belos graus não permaneceram separados por muito tempo. No estado de Connecticut nasceu o primeiro Grande Conselho em 1819. Na Virginia e na West Virginia os graus foram desenvolvidos nos Capítulos do Arco Real, sob cuja autoridade ainda permanecem. Nos anos de 1870 foi criado nos Estados Unidos um Grande Conselho Geral. Hoje este Grande Conselho conta como associados a maioria dos Grandes Capítulos dos Estados Unidos bem como os da parte ocidental do Canadá e outros Estados fora do Continente americano.

Os "Shriners" (Ancient Order Nobles of the Mystic Shrine) requerem que os seus membros sejam Cavaleiros Templários (Rito de York) ou Maçons do 32º (Rito Escocês). Até há poucos anos atrás, a Maçonaria Críptica não constituía requisito para ser membro dos Shriners ou duma Comenda de Cavaleiros Templários. Contudo, nos anos mais recentes um grande número de Grandes Comendas de Cavaleiros Templários tornaram os graus Crípticos um pré-requisito para as Ordens do Templo. Tornaram-se, assim, consequentemente um pré requisito do Rito de York para o Shrine. Parece existir uma tendência crescente para que esta política seja adoptada por um número crescente de Comendas nos próximos anos.

A ABÓBADA E OS MISTÉRIOS

Todos os estudiosos da Bíblia e os arqueólogos conhecem as abóbadas ou crípticas sob o Templo do Rei Salomão. Duvidamos que os Graus Maçónicos tenham sido conferidos naquelas abóbadas. Contudo, tal lenda continua a persistir através da Maçonaria Livre.

O autor Maçónico, Albert G. Mackey, escrevendo acerca da abóbada diz: " A Abóbada era, então, nos antigos mistérios símbolo de sepultura; para a iniciação era símbolo de morte, onde só a Divina Verdade pode ser encontrada. A Maçonaria livre adoptou a mesma ideia. Ensinam que a morte é apenas o princípio da Vida; que se o primeiro, ou o Templo evanescente da nossa vida transitória está à superfície, devemos descer à abóbada secreta da morte antes de encontrarmos a sagrada jazida da Verdade que adorna o nosso segundo Templo da Vida Eterna". Este ensinamento não é invulgar na Maçonaria Livre visto que os requisitos prévios para a iniciação incluem que se professe a crença em Deus e na vida eterna.

O USO DO NOME CRÍPTICO

Os graus do Rito de York são classificados em Simbólicos (Loja de Mestres Maçons). Capitulares (Capítulo de Maçons do Arco Real), Crípticos (Conselho de Maçons Crípticos), e Cavalheirescos (Comenda Templária). O Rito Críptico tem o seu nome derivado da palavra Críptica porque a cena dos graus de Mestre Real e Mestre Escolhido ocorre na Críptica subterrânea sob o Templo do Rei Salomão. A palavra críptica significa escondido, daqui a sua utilização na descrição destes graus. O último grau do Rito Críptico não é críptico porque não cumpre o requisito da cena se desenrolar na abóbada. Deve ser considerado como um grau apêndice do Rito Críptico que não possui conexão quer histórica ou simbólica com os de Mestre Real e Mestre Selecto.

Referencias:

Supremo Grande Conselho Critico - http://yorkrite.com/council/

Conselho Criptico Paulista 14 - I.M. Roberto Aparecido - ramarco@ig.com.br

Categoria Artigos (RSS)

UM ESTUDO LIVRE SOBRE O RITO YORK (USA)

Postado Terça-feira, 05 Dezembro, 2006 as 4:38 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

...O conceituado escritor e pesquisador João Guilherme da Cruz Ribeiro, Sumo Sacerdote do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil e Ilustre Mestre, um dos fundadores do Conselho de Mestres Reais e Escolhidos “Luz do Atlântico Sul” (Crípticos) reitera que:

Entre os americanos, ao se falar em Rito Escocês Antigo e Aceito, estamos falando dos trinta Graus, do 4º ao 33º; ao se falar do Rito de York, estamos falando de três conjuntos: Maçonaria Capitular (Real Arco – quatro Graus), Maçonaria Críptica (Crípticos – 3 Graus) e Ordens de Cavalaria (três Graus). In Revista Engenho e Arte nº 9/2001.

O Rito York (USA) é pois constituído por três grandes corporações interdependentes: Capítulos do Real Arco, Conselhos de Maçons Crípticos e Comendas Cavaleirescas...

Parabens Companheiro

João Guilherme

NUPESMA

Adquira o livro: http://www.atrolha.com.br/asp/trabalhos.asp?id=198

Atualizado: Quinta-feira, 17 Setembro, 2009 3:33 PM

Categoria Artigos (RSS)

Pensamentos de Albert Einstein

Postado Sexta-feira, 01 Dezembro, 2006 as 5:14 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

"Se se provar que a relatividade está certa, os alemães me chamarão de alemão,

os suíços de cidadão suíço, e os franceses me chamarão de grande cientista.

Se se provar que a relatividade está errada, os franceses me chamarão de suíço,

os suíços de alemão e os alemães me chamarão de judeu"

Albert Einstein

Categoria Artigos (RSS)

Periodicals & Magazines

Postado Sexta-feira, 01 Dezembro, 2006 as 2:49 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

Anexo links Interessantes para pesquisas ou bem atualização maçonica.

One of the best Masonic research and studies periodical worldwide. In French mostly. A lot of articles are avaliable to download complimentary. Very high level. A must see...
http://www.renaissance-traditionnelle.org/

*** Pietre-Stones Review of Freemasonry.
Huge website. Excellent papers with prestigious contibutors. A must see.
http://www.freemasons-freemasonry.com/

** Symbolos.
An excellent erudite magazine in Spanish with also translations in English, French, Portuguese, Italian and Catalan
http://www.geocities.com/symbolos/

** Masonic Forum Magazine.
Excellent works. From Romania. Do not miss.
http://www.masonicforum.ro/

** Franc-Maçonnerie Française.
An excellent website. Large content. Quality of information. Perfect to understand the variety of French Freemasonry. French and English.
http://www.fm-fr.org/

** El Taller.
Revista de Estudios Masónicos. In Spanish. A lot of papers and documents. Simply excellent.
http://www.geocities.com/tallermasonico/

** Zenit.
One of the best Masonic Italian review.
http://www.zen-it.com/

*MQ.
Masonic Quarterly Magazine, official publication of the UGLE. An easy to read quality periodical. Worth a visit.
http://www.mqmagazine.co.uk/

*The Ashlar.
The Scottish Masonry magazine
http://www.mqmagazine.co.uk/

*The Square.
The independant magazine for freemasons
http://www.lewismasonic.com/product_info.php?products_id=374

* Rough Ashlar.
An excellent online Masonic newspaper. From Quebec.
http://roughashlar.com/

* Freemasonry Today Magazine.
The Independent Voice of Freemasonry. Always interesting news and articles.
http://www.freemasonrytoday.com/

* Ars Regia.
Polish Journal for Idea and History of Freemasonry. Excellent
http://www.arsregia.pl/

* Salmo133.
More than a magazine, an incredible website full of Masonic material. Really worth the visit. Huge. In Portuguese.
http://www.salmo133.org/sal/index.htm

* American Mason.
A pioneer in electronic Masonic magazine. A lot of interesting material.
http://www.americanmason.com/

Working Tools .
A Masonic Readers Digest. A quick, easy and fun way to learn about the craft.
http://www.hawthornefortitude200.com/theworkingtools.htm

Initiations.
A Masonic magazine in French
http://www.initiations-magazine.net/

Masonc Globe
http://masonicglobe.com/

The Pennsyvania Freemason On-Line Edition
http://www.pagrandlodge.org/freemason/index.html

California Freemason On-Line Electronic Masonic Magazine
http://www.freemason.org/cfo/index.htm

Masonic TV.
http://www.masonictv.com/

* Freemason Information
Top quality website
.
http://www.freemasoninformation.com/

RadioTemple.
Premiere Radio Maçonnique Francophone. Une intéressante initiative de qualité.
http://radiotemple.com/

La Lettre G. La Lettera G
Rivista massonica in lingua italiana e francese. Revue maçonnique en langue française et italienne.
http://www.laletterag.org/

Tanana Valley Masonic News
Masonic News from Alaska.
http://alaska-mason.org/masonry_in_fairbanks/page9.html

New Zealand Freemason
The Official Magazine for Freemasons in New Zealand.
http://www.freemasons.co.nz/articles/gazette/

Categoria Artigos (RSS)

Revista internacional

Postado Sexta-feira, 01 Dezembro, 2006 as 1:47 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

SYMBOLOS Revista internacional de Arte - Cultura - Gnosis

La Revista SYMBOLOS aparece desde 1991 siendo su ámbito el de la lengua castellana. Con distribución en España, Mesoamérica y Cono Sur americano, hasta el presente ha editado más de cinco mil páginas. Si bien la revista asume la idea de una Tradición primigenia y universal de la que las distintas tradiciones han derivado, sin embargo su vinculación más específica es con la herencia auspiciada por el dios Hermes, como exponente de lo que es Occidente, manifestada en Platón y el Neoplatonismo, la Aritmosofía Pitagórica, la Ciencia y el Arte de Construir, Alquimia, Cábala cristiana, etc. Todos estos elementos constituyen la Ciencia Sagrada que ha sido conocida por todas las Tradiciones, inclusive las más arcaicas y las hoy llamadas primitivas, las cuales establecen un vínculo con lo que ellas manifiestan, mediante una hermenéutica, o una didáctica que va revelando al Símbolo a distintos niveles de lectura sucesivos, pues todos estos métodos tienen a la Vía Simbólica, siempre plurivalente, como el lenguaje adecuado para encarar la posibilidad del Conocimiento. Creemos que la vocación de internauta y el mismo sistema Internet en el que nos estamos expresando constituyen oportunidades para la navegación y la aventura en el Mundo del Conocimiento. Enhorabuena a aquellos que se han decidido a transponer el umbral.

http://www.geocities.com/symbolos/

Categoria Artigos (RSS)

Renaissance Traditionnelle

Postado Sexta-feira, 01 Dezembro, 2006 as 1:33 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

Renascença Tradicional, site com farto material para pesquisas e estudos, o site se encontra la lingua francesa

para os IIR. com desconhecimento da lingua como sugestão utilizar o software "L&H Power Translator Pro".

http://www.renaissance-traditionnelle.org

Categoria Artigos (RSS)

THE PHILALETHES SOCIETY

Postado Sexta-feira, 01 Dezembro, 2006 as 1:27 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

The International Masonic Research Society

The name of the Society is pronounced fill a [as in a-bate] lay thess with the accent on the third syllable - lay. It is derived from two Greek words, philos and alethes. It means lover of truth. The Philalethes Society was founded on October 1, 1928, by a group of Masonic Students. It was designed for Freemasons desirous of seeking and spreading Masonic light. In 1946 The Philalethes Magazine was established to publish articles by and for its members. The sole purpose of this Research Society is to act as a clearing house for Masonic knowledge. It exchanges ideas, researches problems confronting Freemasonry, and passes them along to the Masonic world.

Its membership consists of Members and 40 Fellows who are Master Masons in good standing in a Regular Masonic Lodge anywhere in the world.

Today the Society has members within 185 Regular Grand Lodges.

Categoria Artigos (RSS)

O SOTAQUE DO IRMÃO LIBANÊS

Postado Sexta-feira, 01 Dezembro, 2006 as 1:08 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

O Irmão Muhamad foi escolhido para Mestre de Cerimônias. Sua atuação foi curtíssima, talvez uns dois minutos. A loja estava lotada, pronta para começar os trabalhos de uma Sessão Magna de Iniciação.

Muhamad tomou o bastão, foi para entre colunas, estufou o peito e proclamou:

"Venerável Mestre, a Augusta e Resbeitável Loja Bartidários da Esberança acha-se combosta e aguarda vossas ordens!"

Categoria Humor (RSS)