Menu:

Categorias:

Arquivos:

Rito de York

Hiram Oasis

XML Feed:

Receba Nupesma (RSS)

Links:

Nupesma
Supremo G. C. Real Arco
Grande C. Criptico
York Rite
General Grand Chapter
General Grand Council
Knights Templar
Valid XHTML
Valid CSS

A Franco Maçonaria

Postado Terça-feira, 21 Novembro, 2006 as 4:28 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

A Maçonaria tendo linhas filosóficas de formação humana; ensina para vida e sua preservação; ensina ao homem a ter idéias e atitudes conscientes e transcendentes. Através de uma pedagogia operativa que faz com que o homem encontre os valores universais, e procure seu desenvolvimento interior encontrando o progresso.

A Maçonaria não é uma religião nem um substituto desta e nem esta contra nenhuma religião. Os Francos – Maçons não são ateus nem anti-religiosos, já que nas suas fileiras ingressam homens de diferentes religiões e invariavelmente ao iniciar as reuniões Maçônicas se encomendam A Gloria de Deus denominado do Grande Arquiteto do Universo, para não outorgar nenhum nome e ser respeitosos da religião que cada um dos seus membros professe como ser humano.

A Maçonaria não uma seita, porque trabalha em beneficio da humanidade, não é uma organização de nenhuma tendência Social, Política, Econômica, nem de nenhuma outra índole pelo contrario e uma associação eminentemente pluralista.

A Maçonaria não é uma instituição secreta, nem conhece nem pratica magia, feitiçaria que derivam do fanatismo e ignorância dos povos. Não ataca ninguém; nem fomenta a violência, guerra, sentimentos egoístas. Ao contrario, desde a mais remota antiguidade se ocupa na compreensão e o entendimento entre os homens, é uma instituição que permite o nascimento de sociedades solidárias, onde não exista a dominação de uns com outros, Instituição que se ocupa de Cultivar Racionalmente a Inteligência e o Pensamento.

A Maçonaria proporciona as ferramentas para que o Homem mediante sua auto - educação, auto - analise, aperfeiçoamento permanente e descubra o conhecimento de sim mesmo. Conhecimento que amalgamado em uma metodologia que serve para encontrar sua identidade, o melhor de sim mesmo, para afugentar toda paixão egoísta, que receba do seu entorno onde se encontra.

A Maçonaria nos projeta na sociedade dando o melhor de nós sem esperar nenhuma retribuição. A maçonaria desde o ponto de vista pedagógico e operacional na moral, solidariedade e aperfeiçoamento humano, constituído por valores, ideais e princípios que guiam e conduzem ao Homem ao conhecimento e desenvolvimento das suas faculdades interiores, permitindo descobrir a verdade, obtendo seu melhoramento e tomar consciência da sua realidade histórica.

Possibilitando uma forma de vida baseada em normas exemplares de conduta, fraternais relações de amizade, afeto, progresso, respeito, tolerância e espírito de serviço aos seus semelhantes.

A Maçonaria e uma Instituição essencialmente filosófica, iniciatica, filantrópica e progressista que ajuda a cada Homem a construir em sim mesmo um templo vivente de virtude, amizade e amor; associação de Homens unidos pelos laços da amizade fraterna; cujo fim é o estimulo recíproco para pratica das virtudes.

A Maçonaria se apega aos princípios de Justiça, Liberdade, Igualdade e Fraternidade e suas Lojas são o centro de recreação de encontro de Homens capazes de transcender , com autoridade e prestancia na formação de um Mundo cada vez melhor para beneficio da humanidade.

Nas Lojas Maçônicas se cultiva o saber, a razão e justiça, por isso chamamos de Logias, conceito de Universo.

Ser Maçom e ser mais reflexivo, mais receptivo, tolerante, altruísta, mais instruído, mais culto; mais compreensivo, honrado, justo, bondoso, homem capaz de governar-se a sim mesmo.

A Maçonaria difunde o Humanismo, entendido não como um culto à entidade abstrata que é a humanidade, se não como um imperativo do respeito à pessoa humana. Sustenta que não existiria a paz nas nações se não houver paz na consciência do homem, em quanto que outras correntes de pensamento propiciam o fanatismo, manipulam e escravizam aos seres humanos.

Para Maçonaria não faz sentidos as riquezas e títulos que seduzem ao mundo que habitamos, já que perto da nossa morte a única coisa que ficarão são as lembranças das suas boas ações, já que de nada serve o fausto poder, honra, brilho da virtude, orgulho da riqueza, os encantos supérfluos, a opressão o engano aos nossos semelhantes.

Na hora da Morte todos os graus hierárquicos que nivelam, desaparecem como fumaça que se dissipa com o vento. Por isso reconhecemos no incerto da vida terrena e trabalhamos para que a morte nos encontre sempre com a obra terminada.

Os movimentos que tem significado no mundo passos do avanço no caminho do progresso, ha tido sua gênesis nas Lojas Maçônicas. Milhares de homens atraídos e guiados pela pureza da Filosofia Maçônica, têm permitido conhecer durante historia Estadistas,Filósofos,Literatos,Artistas,Músicos,Educadores,Filantropos,Sábios, Benfeitores,Políticos, Científicos; Precursores e Executores de lutas pela liberdade e igualdade do homem.

Durante a idade Media a Franco – Maçonaria liberto o trabalho das garras que o oprimiam. Na idade Moderna, socavo aos tronos e mino os privilégios pronunciando a palavra IGUALDADE antepondo-se a hierarquização feudal. A Maçonaria tem feito brilhar a palavra LIBERDADE sobre o céu de todas as nações, para outorgar aos seus povos a SOBERANIA.

A traves do fragor das lutas sociais e políticas, a Maçonaria proclamou os princípios de justiça liberdade e igualdade que constituem agora os eixos da civilização e a democracia.

Muitos dos seus membros mais esclarecidos têm projetado a humanidade grandes orientações filosóficas e econômicas e um profundo sentimento de fraternidade e de unidade.

Dia a pos dia os seres humanos extraviados, afogados na informação, inovação tecnológica e cientifica renunciam aos valores tradicionais; sem embargo, desde o silencio discreto dos nossos trabalhos nas Lojas, milhares de Maçons espalhados pelo universo se ocupam em contribuir a resolver os obstáculos que afetam a sociedade atual e como uma força moral expõe na sociedade suas necessidade e estimulam a paz, trabalho, segurança e o respeito aos governos legalmente constituídos; conscientes que só com o exemplo poderemos seguir sendo a força moral da humanidade.

Categoria Artigos (RSS)