Menu:

Categorias:

Arquivos:

Rito de York

Hiram Oasis

XML Feed:

Receba Nupesma (RSS)

Links:

Nupesma
Supremo G. C. Real Arco
Grande C. Criptico
York Rite
General Grand Chapter
General Grand Council
Knights Templar
Valid XHTML
Valid CSS

LOJAS LAUTARINAS

Postado Quinta-feira, 16 Novembro, 2006 as 12:27 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

As lojas denominadas de Lautarinas, muito tem se escrito sobre o tema. O nome Lautaro provem de um indomável cacique chileno que no século XVI incito ao seu povo “Araucano”, a lutar contra a dominação colonial espanhola, desta forma se acredita que nasceu a forma de chamar a sociedade patriótica de jovens revolucionários americanos com o nome de Lautaro como um tributo a este jovem nativo.

A sociedade de Lautaro foi uma filhal da Grande Reunião Americana que fundou e dirigiu em 1797 em sua casa Londres, o melhor mestre político o mais claro nas suas explicações e o mais forte sentimento revolucionário e o mais elevado nas suas idéias de liberdade como foi Francisco de Miranda precursor da Independência Americana.

As lojas Lautarinas utilizavam esta terminologia e organização maçônica, necessário saber diferenciar entre sociedades patrióticas e as lojas maçônicas que atuavam clandestinamente na luta pela liberdade dos seus povos. Alguns autores dizem que as lojas Lautarinas não eram lojas maçônicas e este critério o confirma também Domingo F. Sarmiento, conhecido maçom quando escreve no ano de 1857 o levantamento dos “criollos” (Nativos), requeria prudência sigilo e combinação, o autor mais para frente cita, que mais de 400 hispano-americanos disseminados na Espanha se reuniram para formar uma sociedade secreta que logo se conheceu com o nome de Lautaro e para guardar secretos tão comprometedores utilizaram formulas sinais, juramentos e graus das sociedades maçônicas. Outro comprovado maçom Bartolomé Mitre nos diz em um dos seus textos: As sociedades compostas por americanos antes de se iniciar a revolução que se haviam espalhado na Europa, revestiam todas as formas das lojas maçônicas, mas só tinham em comum os sinais, juramentos...etc, não iniciavam os candidatos nos mistérios por que seu objetivo era professar o dogma republicano e ter um comprometimento a trabalhar pela independência da América.

Na atualidade, prestigiosos investigadores dizem que as lojas Lautarinas eram lojas maçônicas enquanto para outros, eram sociedades patrióticas. Podemos afirmar (baseado em documentos existentes), que a loja que funcionou em Londres baixo a direção de Francisco Miranda, foi uma loja maçônica que trabalhou nos três graus simbólicos Ap:. C:.M:. e M:.M:., como também trabalhou no grau superior de Kadosh, da mesma forma trabalharam as lojas Cavaleiros Racionais e a chamada de Grande Reunião Americana que logo se transferiu a Cadiz. A raiz do movimento Lautarino provem do apoio outorgado pelas lojas inglesas e a Grande Loja Americana dos Cavaleiros Racionais fundade em 1797 por Francisco Miranda que desde sua casa localizada em Londres impartiu as ordens para as numerosas lojas Lautarinas que funcionaram preparando a emancipação da América com o apoio da organização maçônica.

A historia através da documentação e investigação tem ratificado que as lojas Lautarinas provem das lojas liberais apoiadas pela corrente liberal da França que passaram Espanha. Toda a maçonaria, existente na França e Espanha na época da independência dos USA deram seu apoio as lojas dos norte americanos

Com homens, dinheiro em troca as lojas inglesas reuniram aos filos da América Latina na sede da Grande Loja de Inglaterra em Londres, lugar onde fundaram a Grande Reunião Americana , cujos membros se chamavam de Cavaleiros Racionais transferindo sua matriz para Cadiz para ser subdivididas em lojas filhais que logo tomaram o nome de lojas Lautarinas, vários foram seus veneráveis mestres de estas lojas, mas foi na direção de Francisco Miranda quem desde Londres dirigiu e fez ingressar a estas lojas a todos os “Criollos” (Nativos), que foram recrutados nas juntas de Deputados dos povos e provinciais da América Meridional, preparando e logo enviando-os para fundar novas lojas Lautarinas.

Jose de San Martin, fundador da loja Lautaro e da Grande Loja de Buenos Aires. Outra loja Lautarina na Argentina foi a de Tucumán fundada por Manuel Belgrano. Bernando O´Higgins co-fundador da loja Lautarina de Santiago do Chile foram as figuras principais do movimento secreto que teve como objetivo mudar o estado obsolutista por um estado liberal independente.

O Q:. Ir:. Celestino Romero no seu livro intitulado “Raiz Histórica de la Masonería”, em Venezuela, nos diz que para o ano de 1808 na Venezuela se haviam fundado varias lojas com o nome de sociedades??, Por existir na América os funestos tribunais da inquisição. Simon Bolívar iniciou-se em uma loja maçônica e toda sua obra literária foi inspirada pela maçonaria, já maçom quando pronunciou que a Sociedade Patriótica de Caracas em 4 de julho de 1811 aquelas palavras revolucionarias quando disse:

“Que debemos comenzar por una confederación, como si todos no estuviésemos confederados contra la tiranía extranjera. Que debemos atender a los resultados de la política de España. ¿ Que nos importa que España venda a Bonaparte sus esclavos o que los conserve, si estamos resueltos a ser libres ? Esas dudas son tristes efectos de las antiguas cadenas. ¡ Que los grandes proyectos deben prepararse en calma, y trescientos años de calma ¿no bastan? La junta Patriótica respeta como debe al Congreso de la nación, pero el Congreso debe oír a la Junta Patriótica, centro de luces y de todos los intereses revolucionarios. Pongamos sin temor la piedra fundamental de la libertad sur-americana: vacilar es perdernos. Propongo que una comisión del seno de este cuerpo lleve al Soberano Congreso este sentimiento.”

O historiador chileno Benjamín Vicuña, nos comenta que o General Bernardo O´Higgins, deixou o manuscrito onde reproduz a constituição de uma loja Lautarina que em forma resumida e a seguinte:

“Se observa una severidad de conducta y un espíritu de subordinación de sus integrantes, en su constitución se expresa por ejemplo que las determinaciones del taller tenían que ser sostenidas a riesgo de la vida y ese era un compromiso categórico adquirido por sus miembros bajo solemne juramento. Por eso la Ley penal de la logia consideraba reo de muerte. al infidente. El apoyo mutuo de los hermanos y la acción conjunta tenían por objeto lograr el fin supremo que se habían propuesto es decir la independencia continental. La logia lautaro consideraba que ante todo y sobre todo debía triunfar primero la revolución, todo el trabajo tenía que ser dirigido a ese objetivo y por ese motivo sus miembros debían manejar todos los resortes del poder, debían exigir la voluntad y los derechos del pueblo. La logia debía de estar compuesta por un Presidente, dos Vice-Presidentes, dos secretarios. Uno por América del Norte y otro por América del Sur. Un Orador y un Maestro de Ceremonias. El tratamiento dentro de la logia era de hermano y fuera de ella el de usted. Cuando era propuesto algún profano para ingresar a la logia se indagaba su conducta y la logia debía resolver sobre su admisión o no con las dos terceras partes de sus miembros.

Una de las primeras obligaciones de los hermanos de la logia, era auxiliarse y protegerse en cualquier conflicto de la vida civil, apoyando sus opiniones pero si estas eran contrarias a la opinión pública, l os hermanos debían por lo menos observar silencio.

En cuanto a las leyes penales estas contemplaban que el hermano que dejara de asistir por mera voluntad a las reuniones del taller, siendo muy frecuentes sus faltas, era declarado inhábil para cualquier puesto y por el tiempo que juzgara la logia. Otro aspecto importante era el juramento de guardar silencio por todo lo que se trataba en la logia y el hermano que revelara el secreto de la logia ya sea por palabras o señales, era reo de muerte. y el que acusara falsamente a otro hermano era castigado con la pena del Talión. El que no cumpliese con lo resuelto por la mayoría del taller era castigado con la pena que correspondía a la gravedad de la falta. En el Reglamento de debate, los socios tenían que asistir con puntualidad. Ninguna moción podía discutirse sin ser apoyada, el hermano podía opinar libremente sobre la materia en discusión pero no podía hacerlo sin haber pedido y obtenido la palabra del Presidente. La vota ción se realizaba levantando la mano derecha por la afirmativa, y permaneciendo las manos quietas por la negativa. “

Assim funcionava uma loja Lautarina em uma época de guerra pela independência, não existe duvida que foram instrumentos efetivos para concretizar a independência americana foram varias vias políticas com um objetivo definido e para lograr este objetivo seus principais dirigentes (todos maçons), tomaram os meios e as formas de funcionamento maçônico. Lutar pelos direitos humanos e pela independência dos seus povos era e continua sendo o objetivo das lojas Lautarinas e de todas as Lojas patrióticas.

Referencias:

Cronologia Maçônica

http://www.freemasons-freemasonry.com/cronologia_ma%C3%A7onica_parte2.html

Relação de Ilustres Maçons

http://www.freemasons-freemasonry.com/rela%C3%A7%C3%A3o_ma%C3%A7ons.html

"Raiz Histórica de la Masonería"

Real historia Masonica de Venezuela

http://corazonesunidos183.tripod.com/id8.html

Los Comuneros

http://www.banrep.gov.co/blaavirtual/boleti1/bol41/comunolvi.htm

Atualizado: Quinta-feira, 16 Novembro, 2006 12:28 PM

Categoria Historia (RSS)