Menu:

Categorias:

Arquivos:

Rito de York

Hiram Oasis

XML Feed:

Receba Nupesma (RSS)

Links:

Nupesma
Supremo G. C. Real Arco
Grande C. Criptico
York Rite
General Grand Chapter
General Grand Council
Knights Templar
Valid XHTML
Valid CSS

Uma Introdução ao Rosacrucianismo Maçônico

Postado Segunda-feira, 16 Julho, 2007 as 7:51 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

Texto extraído “in totum’ do site da Societas Rosicruciana in Civitatibus Foederatis, com tradução livre por mim feita no intuito de dar uma idéia deste Corpo Maçônico.

“ A Societas Rosicruciana in Civitatibus Foederatis" ( Sociedade Rosicruciana dos Estados Unidos) foi formada em 21 de Setembro de 1880, por três Colégios constituídos dez meses antes pela Sociedade na Escócia. É inteiramente autônomo e de nenhum modo conectado com qualquer outra instituição.

A Sociedade está em acordo com somente outras sociedades similares no mundo – Societas Rosicruciana in Anglia ( Inglaterra) e Societas Rosicruciana in Scotia ( Escócia).

A filiação, que é por convite, requisita afiliação Maçônica e Cristã. A Sociedade não é meramente outro grau da Maçonaria que pode ser adquirido fora dos “trabalhos” normais de Ofício ( Simbólico).

A qualificação Maçônica assegura a filiação do neófito que tenha dado provas daquela fidelidade e privacidade que caracteriza um membro daquela Fraternidade. A qualificação Cristã é requerida porque o caráter dos rituais dos Graus é completamente Cristão, e não seria compreendido ou apreciado por aqueles de outra fé. Este caráter é enfatizado na cerimônia de Admissão e será notado que uma certa comunhão de vida e entendimento entre os membros ( chamados Fraters) é necessária.

O corpo governante da Sociedade é conhecido como O Alto Conselho composto de Fraters da Terceira Ordem (IX e VIII), mais algum Celebrante do Colégio não membro da Terceira Ordem. O governante da Sociedade é intitulado O Supremo Magus, IX grau, eleito a cada triênio. Os corpos subordinados são chamados de “Colégios”, cada um sendo governado, nos Estados Unidos por um Chefe Adepto, IX, apontado pelo Supremo Magus. A afiliação num Colégio tem sido restrita a 72 membros. Novos membros são requeridos para selecionar um distinto “Lema Latino” e é afirmado que eles não são membros de uma organização não Maçônica Rosicruciana como uma maneira ética. A Sociedade não está interessada primariamente em aumentar seu quadro, mas está sempre pronta a considerar aqueles irmãos cujo interesse nas metas da sociedade é sincero e de quem se considera estar simpático ao movimento.

Os Maçons nos Estados Unidos aprendendo a respeito do desenvolvimento do Rosicrucianismo na Inglaterra e Escócia, tornaram-se interessados em organizar um corpo similar nos Estados Unidos no começo de 1878, como indicado pela garantia de Carta para o Dr. Jonathan T. French paa organizar um colégio no estado de Illinois. Infelizmente, o Dr. French morreu mais tarde naquele mesmo ano assim o colégio não sobreviveu. O interesse, entretanto, não enfraqueceu, os Irmãos harles E. Meyer, Loja melita No. 295, Daniel Sutter, Loja Phoenix No. 230 e Charles W. Parker, Loja Philadelphia No 72, todas de Filadélfia-PA foram admitidos no grau de Zelador no colégio Yorkshire enquanto numa Peregrinação Maçônica à Inglaterra em 25 de Julho de 1878, o Irmão Mark Merckle, membro da Loja Hermann No. 1251, Filadélfia foi admitido subseqüentemente ao Colégio Metropolitano, em Londres. Estes quatro Irmãos serviram como o núcleo para o colégio Pensilvânia que recebeu uma Carta da Societas Rosicruciana in Scotia em 27 de Dezembro de 1879. Esta foi seguida pelas Cartas enviadas para Nova York em 09 de Abril de 1880; Massachusetts em 04 de Maio de 1880; Maryland, em 10 de Maio de 1880 e Vermont em 22 de Setembro de 1880 que nunca se formou. Membros da Filadélfia e Nova York encontraram-se em Filadélfia-PA em 21 de Abril de 1880 e formaram o Grande alto Conselho, então conhecido como Societas Rosicruciana Republican Americae. Dezenove representantes dos Colégios, PA(5), NY(5), MD(4) e VT(1) estavam presentes na primeira reunião do Alto Conselho realizada em 21 de Setembro de 1890 em Boston-MA. Charles E. Meyer da PA foi eleito o primeiro Supremo Magus. O Colégio Massachusetts foi o único a ter uma existência contínua. Os outros foram abatidos e subseqüentemente reorganizados.

Os Colégios tem o poder de conferir os seguintes graus:

  1. Primeira Ordem: Consiste de Quatro Graus
  2. Primeiro Grau – Zelator
  3. Segundo Grau - Theoricus
  4. Terceiro Grau – Practicus
  5. Quarto Grau - Philosophus
  6. Eles são classificados como os Graus de Aprendizagem.

Segunda Ordem: Consiste de Três Graus

  1. Quinto Grau – Adeptus Minor
  2. Sexto Grau – Adeptus Major
  3. Sétimo Grau – Adeptus Exemptu

Estes são os Graus de Ensino.

A jóia destas duas ordens é uma barra cm as letras S.R.I.C.F. da qual é suspensa uma faixa verde com o grau adquirido bordado em algarismos Romanos e a jóia.

A Terceira Ordem consiste de Dois Graus conferidos pelo Supremo Magus.

Oitavo Grau – Magister

A jóia é a mesma do VII exceto que a faixa é dourada com uma jóia suspensa.

Nono Grau – Magus

A jóia é uma mitra da qual é suspensa uma faixa vermelha e a jóia.

Estes são os graus legais, conferidos somente por ou com a permissão do Supremo Magus.

A publicação Oficial “ A Fama Rosicruciana” foi publicada pela primeira pelo falecido Harold V.B. Voorhis, S.M. 1950-1979. A “Fama” é publicada anualmente e é distribuída entre os Secretários dos Colégios.

Jurisdição Maçônica Rosicruciana (1990)

Estados Unidos – Colégios são localizados nos seguintes Estados:AL, AK, AZ, CA (California and Golden State), CO, CT, DC (Distrito de Columbia), DE, FL, GA, IL, IN, KS, KY, LA, ME, MD, MA, MI, MN (NorthStar), MO, MS, NE, NJ, NM, NY (New York e Long Island), NC, OH, OK, PA, RI, SC, TN, TX, VA, WA, WV e WI.

Há um Colégio ao largo do Supremo Magus ( Washington D.C.)

A Inglaterra tem 50 Colégios Ativos com uma afiliação aproximada de 2000( 1990).

A Escócia tem 05 Colégios Ativos com uma afiliação de 300 (1990)

A referência documental para esta informação é um panfleto intitulado: Uma Introdução ao Rosacrucianismo Maçônico realizadp pelo Supremo Magus, S.R.I.C.F., William g. Preacher, M.D.,IX,1990.

There is one College at large Supreme Magus (Washington D.C.).

England has 50 active Colleges with an approximate membership of 2000(1990).

Scotland has 5 active Colleges with a membership of 300(1990)

The reference document for this information is a pamphlet titled: An Introduction to Masonic Rosicrucianism issued by The Supreme Magus, S.R.I.C.F., William G. Preacher, M.D.,IX, 1990”

A respeito da Inglaterra as Informações foram retiradas do livro ‘Além da Maçonaria Simbólica de Keith B. Jackson.

Societas Rosicruciana In Anglia

A estruturação é exatamente a mesma no que tange aos Graus. Foi organizada em 1865 por Robert Wentworth Little. A associação também segue os mesmos princípios para a admissão.

Categoria Artigos (RSS), Historia (RSS), Trabalhos (RSS)