Menu:

Categorias:

Arquivos:

Rito de York

Hiram Oasis

XML Feed:

Receba Nupesma (RSS)

Links:

Nupesma
Supremo G. C. Real Arco
Grande C. Criptico
York Rite
General Grand Chapter
General Grand Council
Knights Templar
Valid XHTML
Valid CSS

Graus Maçônicos Aliados

Postado Segunda-feira, 30 Julho, 2007 as 8:10 PM pelo Ir:. Christian Farias Santos

Este texto foi extraído integralmente da página da internet do ?Grande Conselho dos Graus Maçônicos Aliados dos Estados Unidos da América?, Um Corpo Honorário e Convidacional Dedicado a Pesquisa Maçônica. Trata-se de tradução livre de minha autoria apenas com o intuito de fornecer informações aos Irmãos. O texto foi compilado do ?Conselho Texas No.335. Para maiores informações sugiro consultar o próprio site com acesso pelo endereço: www.yorkrite.org

Os Graus Maçônicos Aliados são uma organização convidacional, e requer filiação no Real Arco como também na Loja Simbólica. A filiação é limitada a 27 membros por conselho. O Oficial Presidente de um Conselho subordinado é o Venerável Soberano Mestre. O corpo governante é o Grande Conselho e é presidido pelo Mui Venerável Soberano Mestre. As Condecorações são Cavaleiro da Grande Cruz (KGC) e Cavaleiro do Ramo Vermelho de Eri (KRBE). As Reuniões são referidas como Convocações.

Deve ser lembrado que em 05 de Agosto de 1933, este Grande Conselho tomou como data de formação 14 de Janeiro de 1892, desde esta data foi o início dos Graus Maçônicos Aliados na América com a formação do Soberano Conselho dos Graus Maçônicos aliados e Graus Cristãos em Richmond, Virginia, em 16 de Abril de 1932, o subseqüente estabelecimento de um Grande Conselho de Graus Maçônicos Aliados dos Estados Unidos da América ocoreu em Salisbury, Carolina do Norte, e que a união de dois corpos foi acertada e iniciada em 18 de Julho de 1933 e foi ratificada pelo Grande Conselho da Carolina do Norte em 05 de agosto de 1933 e pelo Soberano Colégio em Norway, Maine em 24 de Agosto de 1933, tornando-se efetiva em 07 de Setembro de 1933.

Os Graus Maçônicos Aliados são graus maçônicos destacados ( ?soltos?, pois não tinham um corpo governante.NT) alguns dos quais, muitos anos atrás, eram conferidos sob garantias constitutivas de Ofício ( ou seja, Simbólicas. NT) e faziam parte da então Maçonaria ?solta? daquele período.

Muitos daqueles graus destacados tornaram-se adormecidos em alguns lugares, embora em outros eles estavam sendo conferidos como graus laterais. Com o tempo, os melhores destes graus foram agrupados juntos em um corpo organizado sob o título de Graus Maçônicos Aliados. Estes Graus compreendidos em nossa jurisdição nos Estados Unidos da América são:

Eles são conferidos nos Estados Unidos em Conselhos constituídos pelo Grande Conselho. Cada Conselho é limitado a 27 membros, com duas exceções. Um destes Conselhos é conhecido como o Conselho das Nove Musas e é limitado a 09 membros. O outro é o Conselho de Grão-Mestres, que possui a característica de ser um Conselho constituído que viaja. O propósito do último conselho é providenciar um local para a filiação aos Graus Maçônicos Aliados aos Irmãos que residem em localidades onde Conselhos não foram organizados. A filiação em cada Conselho dos Graus Maçônicos Aliados é por convite, e é requisitada a filiação no Capítulo do Real Arco.

Em adição para perpetuar estes graus, há ainda um outro e igualmente importante propósito. É trazer junto, em pequenos grupos, Maçons que estão interessados no avanço de toda a Maçonaria, preparando-se para melhor servir o Ofício ( Simbolismo) através do estudo e pesquisa. Limitando a afiliação em um Conselho e assegurando a mesma somente por convite, o resultado é um grupo prazeroso capaz de apreciar toda a camaradagem quando se reúne. Embora haja um Conselho Ativo dos Graus Maçônicos Aliados, ele exerce uma influência para o melhoramento da Maçonaria em todos os Corpos Maçônicos.

Não há intenção por parte dos Graus Maçônicos Aliados de denegrir qualquer Corpo da Maçonaria organizado e estabelecido. Ao contrário, você encontrará nossos membros ativos, bem mais que a media, em todos os Corpos Maçônicos locais. O propósito real é estimular o interesse na Maçonaria em geral e trazer junto em pequenos grupos aqueles que estão interessados nos estudos de assuntos Maçônicos. Então eles melhor capacitados para servir ao Ofício ( Simbolismo).

As informações seguintes foram coletadas do livro ?Além da Maçonaria Simbólica? de Keith B. Jackson.

Graus Maçônicos Aliados na Inglaterra

Há pequenas, mas importantíssimas diferenças entre o sistema britânico e o norte-americano. Vejamos:

Categoria Artigos (RSS), Historia (RSS), Trabalhos (RSS)