Menu:

Categorias:

Arquivos:

Rito de York

Hiram Oasis

XML Feed:

Receba Nupesma (RSS)

Links:

Nupesma
Supremo G. C. Real Arco
Grande C. Criptico
York Rite
General Grand Chapter
General Grand Council
Knights Templar
Valid XHTML
Valid CSS

Considerações Sobre Os Painéis dos Graus no Ritual do Antigo Ofício.

Postado Domingo, 05 Agosto, 2007 as 1:11 PM pelo Ir:. Christian Farias Santos

Em análise devemos fazer um esclarecimento. A forma atual dos Painéis da Loja é a evolução dos primeiros painéis que passaram a ser pintados como quadros e não mais desenhados no chão como tradicionalmente acontecia na Maçonaria Operativa e na transição entre esta e a Maçonaria Especulativa. Há ainda que se estabelecer que o Painel do Grau é uma alegoria representativa dos mistérios do Grau abordado, qualquer outro painel, pintura ou desenho de símbolos maçônicos darão ao Maçom uma oportunidade de interpretá-los de acordo com suas convicções e conhecimento adquirido. Sendo assim, concluímos que a representação no Painel do Grau em que uma Loja trabalha, representará os mistérios do grau. Qualquer outra representação é objeto de análise por parte de cada Obreiro.

Desta forma analisando alguns dos símbolos que encontramos em algumas representações encontramos algumas interpretações pertinentes ao que se ensina simbolicamente no Ritual do Antigo Ofício (?Ancient Craft?), voltamos a lembrar que não existe Rito de York nos graus simbólicos e sim Antigo Ofício. O Ritual de Emulação possui algumas características em comum, pois serviu de base para o mesmo porém não se trata do mesmo Ritual.

ALTAR

DOS JURAMENTOS ? Local principal de uma Loja pois ali se situam as três Grandes Luzes da Maçonaria ( Volume da Lei Sagrada, Esquadro e Compasso).

AMPULHETA- é um emblema da vida humana. Cuidado! Tão brevemente quanto a areia corre é quão rapidamente nossas vidas são levadas para o fim.

ÂNCORA E ARCA- são emblemas de uma esperança bem fundamentada, e uma vida bem dispendida.

AVENTAL ? Todo o candidato em sua iniciação, é presenteado com uma pele de cordeiro ou modernamente um avental de couro branco. O cordeiro tem sido, em todas as eras, considerado um emblema da INOCÊNCIA; aquele que usa a pele de cordeiro como insígnia da Maçonaria, é constantemente lembrado daquela pureza de vida e conduta que é essencialmente necessária à sua Admissão na Loja Celestial, de onde o Supremo Arquiteto do Universo preside. É por onde começam as lições do Iniciado, sendo o primeiro presente que recebe, o primeiro símbolo a ele explicado e a primeira evidência tangível que ele possui de sua admissão na Fraternidade.

COLMÉIA- é um emblema de indústria e recomenda a prática daquela de todos os seres do mais alto querubim ao mais frio réptil do pó.

COMPASSO- especialmente consagrado ao 3º. Grau e ao Ofício, com suas pontas engloba os pontos básicos de nossa profissão: Amizade, Moralidade e Amor Fraternal.

CORDA- pode representar o corda da vida, símbolo de alívio e caridade.

COLUNAS- as três colunas representam Sabedoria ( Jônica), Força ( Dórica) e Beleza ( Coríntia). Alude aos Três Principais Oficiais da Loja.

CASTIÇAIS- suas luzes são dispostas de maneira a representar que o Norte está na penumbra.

EDIFICAÇÃO- tanto representa o Templo de Salomão quanto o Templo que cada um deve construir procurando aperfeiçoar-se.

ESCADA- um símbolo de avanço progressivo de uma esfera inferior para uma superior, o que é comum na Maçonaria e para muitos , se não todos, dos Antigos Mistérios.

No 1º. Grau consistia de 07 degraus, Temperança, Fortaleza, Prudência, Justiça, Fé, Esperança e Caridade. No ?moderno? simbolismo da Maçonaria temos a Escada com 03 principais degraus que são a Fé, a Esperança e a Caridade. Apresentadas a nós como o significado do avanço da terra ao céu, da morte para a imortalidade. Nas leituras de Preston a escada projetava-se de uma Bíblia Sagrada e alcança os céus, como a Providência Divina, que reforça a Fé e nos capacita a dar o 1º. Passo. A Fé guia a Esperança que nos capacita a dar o 2º. Passo. Mas a Caridade, o 3º. E último passo, compreende o todo, e aquele que a possui em sua plenitude, diz-se que chegou ao ápice de suas obras.

ESQUADRO- símbolo do Mestre da Loja. Representa a Moralidade, que deve esquadrinhar nossas ações pela virtude.

ESTRELA FLAMEJANTE- é comemorativa a estrela que apareceu para guiar os Reis Magos do Oriente na busca pelo nosso Salvador.

ESPADA APONTANDO PARA UM CORAÇÃO NÚ- Demonstra que a justiça cedo ou tarde encontra-nos; e embora nossos pensamentos, palavras e ações possam ser escondidas do homem, mas não daquele ao qual o Sol, a Lua e as Estrelas obedecem, e sob Seu atencioso cuidado até mesmo os cometas executam suas estupendas revoluções, perscruta os corações humanos e recompensar-nos-á de acordo com nossos méritos.

GADANHO- é um emblema do tempo, que corta o frágil fio da vida e lança-nos na eternidade. Cuidado! Quanta colheita o gadanho do tempo faz entre a raça humana! Se eventualmente pudéssemos escapar.

GIZ, CARVÃO E ARGILA- Por estes três substâncias são belamente simbolizadas as três qualificações para o refinamento de um Aprendiz, Liberdade, Efervescência e Zelo. O Giz é a mais delicada das substâncias, pois o mais leve toque deixa um traço atrás de si; o Carvão, a mais fervente, porque para ele uma vez aceso, o mais duro dos metais cede; a Argila, a mais zelosa, porque constantemente é empregada no serviço do homem, e constantemente nos lombar que dela viemos e a ela todos nós retornaremos.

LIVRO DAS CONSTITUIÇÕES, GUARDADO PELA ESPADA DO TELHADOR- Relembra-nos que nós devemos ser sempre vigilantes e guardados em nossos pensamentos, palavras e ações, particularmente quando diante dos inimigos da Maçonaria; sempre preservando na Lembrança aquelas verdadeiras virtudes Maçônicas silêncio e circunspecção.

LIVRO, PONTO COM CÍRCULO E OS SANTOS DE NOME JOÃO- o ponto representa um irmão, o círculo o limite de seu dever para com Deus e para com o homem, e as duas linhas perpendiculares, os Santos patronos da Ordem ( São João Batista e São João Evangelista). No Simbolismo primitivo representava a órbita solar e o Universo.

MALHO COMUM- é um instrumento feito para o uso dos maçons operativos, para quebrar os cantos das pedras brutas, melhorando-as para moldarem-se para o uso dos construtores, para os Maçons Livres e Aceitos serve para depurar nossos corações e consciências de todos os vícios e supérfluos da vida, moldando nossas mentes como pedras vivas para o Edifício Espiritual, aquela Casa que não é feita com as mãos, eterna nos céus.

MALHO , PÁ E CAIXÃO- a segunda classe de emblemas não são instrutivos, e sua verdadeira interpretação somente pode ser feita nos recessos Telhados da Loja. Eles consistem do malho, Pá, Caixão e Ramo de Acácia. Eles são objeto de reflexão séria, pois aludem à nossa última morada.

MÃOS UNIDAS- símbolo de fidelidade e crença. Além do Amor Fraternal.

NÍVEL- Igualdade. Lembrando-nos de nossa viagem para aquele país distante do qual nenhum viajante retorna.

PEDRA BRUTA- representação do homem em seu estado natural: ignorante, inculto e viciado. Pedra retirada das pedreiras em seu estado rude e natural.

PEDRA POLIDA- simboliza a evolução intelectual do homem que expande seu intelecto, submete suas paixões e purifica sua vida. Moldada pelas mãos do trabalhador para ser esquadrinhada pelos instrumentos de trabalho dos Companheiros.

POTE DE INCENSO- É um emblema de um coração puro, o qual é sempre um sacrifício aceitável para a Divindade; e como ele irradia com intenso calor, assim devem nossos corações continuamente irradiar com gratidão para o grande e beneficente Autor de nossa existência, para as muitas bênçãos e confortos que nós apreciamos.

PRANCHETA- é definida como o quadro sobre o qual o Mestre inscreve os diagramas pelos quais os Ofícios serão guiados em seu trabalho. Há de ser uma ressalva que causou e causa muita confusão nestes Rituais. Trestleboard é um diagrama, enquanto Tracing Board é a figura alegórica ( Painel do Grau).

PRUMO- Retidão de Conduta. Admoesta-nos para andarmos de forma correta em nossas atividades diárias perante Deus e os homens.

RÉGUA DE 24 POLEGADAS- é um instrumento usado pelos maçons operativos para medir e esquadrejar seu trabalho, mas nós como Maçons Livres e Aceitos, somos ensinados a usá-la para o mais nobre e glorioso propósito de dividir nosso tempo. As 24 divisões são emblemáticas das 24 horas do dia, as quais nós somos instruídos a dividir em 03 partes iguais: 08 horas para o serviço do Senhor e para aliviar as dificuldades de um Irmão; 08 horas para nossas vocações usuais e 08 horas para recreio e sono.

TRÊS DEGRAUS- são emblemáticos dos 03 principais estágios da vida humana: juventude, maturidade e velhice. Na juventude como Aprendiz Iniciado nós devemos industriosamente ocupar nossas mentes no aperfeiçoamento do conhecimento útil; na maturidade, como Companheiro de Ofício, nós devemos aplicar nosso conhecimento para cumprirmos nossos respectivos deveres para com Deus, nosso próximo e nós mesmos e na velhice como Mestre Maçom, nós podemos aproveitar os reflexos felizes e conseqüentes de uma vida bem empregada, e morrer na esperança de uma gloriosa imortalidade.

TROLHA- espalha o cimento do Amor Fraternal e afeição; aquele cimento que nos une num grupo sagrado, ou sociedade de amigos e irmãos entre os quais nenhuma obsessão deverá existir mas aquela nobre divisão ou melhor emulação, de quem pode melhor trabalhar e melhor concordar.

BIBLIOGRAFIA:

DUNCAN?S RITUAL ? MALCOLM C. DUNCAN

ENCYCLOPAEDIA OF FREEMASONRY ? ALBERTE G. MACKEY

ILLUSTRATIONS OF FREEMASONRY ? THOMAS SMITH WEBB

PRESENTATION VOLUME ? GRAND LODGE, ANCIENT, FREE & ACCEPTED MASONS OF THE COMMONWEALTH OF VIRGINIA.

FREEMASONRY ? W. KIRK MACNULTY.

Categoria Artigos (RSS), Historia (RSS), Trabalhos (RSS)