Menu:

Categorias:

Arquivos:

Rito de York

Hiram Oasis

XML Feed:

Receba Nupesma (RSS)

Links:

Nupesma
Supremo G. C. Real Arco
Grande C. Criptico
York Rite
General Grand Chapter
General Grand Council
Knights Templar
Valid XHTML
Valid CSS

Rito de York e Ritual de Emulação: Uma Análise no Brasil e no Mundo

Postado Quinta-feira, 30 Agosto, 2007 as 7:44 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

Parte I

As primeiras Lojas Inglesas no Brasil trabalhavam no Emulation Ritual ( Ritual de Emulação) e eram subordinadas a Grande Loja Unida da Inglaterra ( GLUI ).

A primeira delas foi a Orphan Lodge (Loja Órfã ), fundada no Rio de Janeiro a 17.02.1833 pelo inglês Joseph Ewbank. Dois anos após a reinstalação do Grande Oriente do Brasil ( GOB ).

Segundo Castellani “...o título distintivo da Loja Órfã era alusivo ao fato de ela ser a única da América do Sul, abaixo do Equador...”

Joseph Ewbank, iniciado em Londres em 1810, era membro da Loja “Comércio e Artes” por ocasião do Grande Oriente Brasílico em 17.06.1822, tinha o nome simbólico, costume da época, de Artaxerxes, e nos registros da Loja figurava como “José”.

A segunda Loja, foi a St. John’s Lodge fundada em 21.09.1839 também no Rio de Janeiro. A terceira Loja, a Southern Cross Lodge,foi fundada em Recife em data não estabelecida, porém instalada a 15.06.1856, sob o no. 970.

A duração destas três Lojas não foi muito longa. A última a abater colunas foi a Southern Cross Lodge na época da Questão Religiosa, por volta de 1872 ou 1873.

O Grande Oriente Unido ( fundado em 16.10.863 por Joaquim Saldanha Marinho. Incorporado pelo GOB em 18.01.1883), cisão efêmera do GOB, teve durante sua existência apenas três Lojas “Inglesas” sob sua jurisdição.

A primeira foi a Vesper,fundada em 30.11.1872, adormecendo no ano seguinte. Em 1874 foi reerguida e migrou para o Rito Moderno fusionando-se em 1879 com a Loja Mystério. A segunda Loja foi a Washington Lodge fundada na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, Província de São Paulo a 19.11.1874. Esta Loja não foi fundada por ingleses, mas sim por norte-americanos que haviam sido fundadores de Santa Bárbara d’Oeste, depois de terem emigrado para o Brasil, por causa da guerra civil. “ OS fundadores de Santa Bárbara d’Oeste e da Washington Lodge eram quase todos do Alabama” segundo Castellani.

Aqui me deparo como uma pergunta intrigante, que pela falta de material adequado não posso responder e rogo para aqueles que eventualmente disponham de tal material pudessem me informar. É razoável supor-se que esta Loja pudesse não trabalhar no Emulation Ritual , e sim como Ritual de Antigo Ofício da Grande Loja do Alabama. As Grandes Lojas Norte-Americanas não adotam Ritos e sim Rituais chamados Blue Lodge Ritual ou Ancient Craft Ritual, ou seja Ritual de Loja Azul (Simbólica) ou Ritual do Antigo Ofício ( ou Arte). Estes Rituais são derivados dos Rituais da Grande Loja dos Antigos ( que era composta por Maçons favoráveis a Independência Norte-Americana) bem antes da formação da Grande Loja Unida da Inglaterra. Esclarecendo este fato poderemos estar diante de um novo dado histórico sobre os Ritos já praticados no Brasil.

A terceira Loja foi a Lessing Lodge, fundada em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, a 22 de março de 1880.

Com a incorporação do Grande Oriente Unido ao GOB, estas lojas também foram incorporadas. A Washington Lodge foi considerada pelo que viria a ser o Grande Capítulo do Rito de York como a Loja No. 01. A primeira delas abateu colunas antes do final do século XIX, em data incerta e a segunda nos primeiros anos do século XX.

A partir de 1891 iniciou o surgimento de Lojas Inglesas trabalhando no Ritual de Emulação e em língua inglesa, eram elas segundo o registro no GOB:

Loja Eureka Rio de Janeiro- RJ 22.12.1891

Loja Duke of Clarence Salvador – BA 10.10.1892

Loja Morro Velho Nova Lima – MG 20.03.1899

Loja Unity São Paulo – SP 22.09.1902

Loja Saint George’s Recife – PE 30.06.1904

Loja Wanderers Santos – SP 05.09.1907

Loja Eduardo VII Belém – PA 10.11.1911

Em 1912 estas lojas assinaram uma solicitação ao GOB para a formação do Grand Council of Craft Masonry ( Grande Conselho do Ofício [ ou da Arte] Maçônico no Brasil), que seria concretizado em 1914 após a fundação das Lojas Centenary e Santo Amaro.

Foi então formalizado o Tratado entre a Grande Loja Unida da Inglaterra e o Grande Oriente do Brasil que foi assinado em 21 de dezembro de 1912 e que levou a fundação do Grande Capítulo de York em 09.06.1914.

**” O Tratado de 21 de dezembro de 1912 foi datilografado em papel timbrado do Grande Oriente do Brasil, em dois idiomas: Português e Inglês. No texto em português aparece a expressão ‘ Grande Capítulo do Rito de York’. Entretanto, no texto em inglês a expressão é ‘ Grand Council of Craft Masonry in Brazil’ ( Grande Conselho da Arte Maçônica no Brasil), siginificando apropiradamente Grande Conselho da Maçonaria Simbólica no Brasil. O objetivo dos ingleses era firmar o tratado, não se importando com a denominação dada pelo GOB. Decorrente desta tradução, a denominação “Rito de York” e “Grande Capítulo do Rito de York” acabou se consagrando no Brasil e tem gerado muita confusão, tanto entre os maçons, quanto entre os escritores. “ ( Emulação; Anatoly Oliynik – 2004).

Esclarecidas as origens de denominação passemos a alguns esclarecimentos. Não há Rito de Emulação e sim Ritual de Emulação. No Reino Unido observamos que há referências a Rituais dos Graus Simbólicos e não a Ritos. Vejamos a conceituação segundo Anatoli Oliynik:

Rito: representa as regras e cerimônias de caráter sacro ou simbólico que seguem preceitos estabelecidos e que se devem observar na prática. Em síntese representa o sistema de organizações maçônicas.

Ritual: representa o livro que contém o conjunto de práticas consagradas pelo uso, por normas ou ambas, e que se devem observar de forma invariável em ocasiões determinadas. Sintetizando é o cerimonial.”

Na GLUI o Ritual de Emulação não é o único, há outros como: Stability, Bristol, Oxford, Taylor´s, Hender, Logic, West End, Universal... pois a GLUI não legisla sobre o ritual a ser adotado pelas suas lojas.

Finalizando a primeira parte uma última consideração. O Ritual de Emulação não apresenta graus filosóficos como estamos habituados a observar nos diversos ritos praticados no Brasil. Assim como os outros Rituais ele apenas regula a prática dos 03 graus simbólicos e uma vez que o Maçom tenha atingido o Grau de Mestre, abre-se a possibilidade de participar das Ordens Filosóficas na Inglaterra.

Categoria Artigos (RSS), Historia (RSS), Ritualistica (RSS), Trabalhos (RSS)