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Bolívar e Barreiro

Postado Terça-feira, 09 Janeiro, 2007 as 8:31 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

Primeiro Maçons e Depois Guerreiros

A data 7 de agosto se comemora mais uma vez a batalha de Boyacá, ação que selou a independência de Colômbia do reino espanhol e que constituiu o ultimo ato de um cenário muito antes de 1717, quando a Maçonaria foi estabelecida na Inglaterra com o nome de “Grand Lodge of England”".

Rapidamente o pensamento maçônico que prega “Todos os homens são iguais, livres e capazes de alcançar a virtude [...] argumentando que a única escravidão é a ignorância e a verdadeira liberdade, o saber”, prontamente se difundiu pela Europa e nas Américas anglo saxonas para inspirar a luta de muitas instituições e dos homens que a conformavam. Foi assim como em 1786 Thomas Jefferson escreveu o famoso texto na Declaração da Independência e três anos mais tarde, a maçonaria francesa outorgava diretrizes ao movimento revolucionário, apoiando a luta contra o feudalismo e respaldo a implementação aos “Direitos do Homem”, proclamados em agosto de 1789, ato que permitiu segurar a instauração de um governo democrático. Em 29 de agosto de 1793 foi declarada a abolição da escravidão.

A maçonaria nas Antilhas pode-se afirmar que o movimento de independência americano teve a sua origem nas ilhas Antilhanas com a criação, em 1739, de uma loja maçônica em Kingston, Jamaica. Em 1742 fundou-se outra em Port Royal, dada a importância de esta praza com o porto naval, que servia como centro principal de operações para coroa espanhola.

Já em 1806 – escreve Américo Carnicelli – “Se encontraram baixo a jurisdição da Grande Loja da Jamaica dezenove loja das quais algumas ainda subsistem. Na ilha de Jamaica foi um grande centro maçônico para as Américas onde participavam todos os latino-americanos oriundos de diferentes colônias espanholas [...]”.

Muitos homens da Nova Granada, Venezuela, Equador, Chile, Centro América e México, e pelos acontecimentos políticos ocorrendo na Europa e por influencia e efeitos da revolução francesa, desejavam a independência das colônias da América da Coroa Espanhola.

Os membros das lojas patrióticas do general Miranda tinham um especial interesse em controlar a chegada ao porto de Cadiz, entrada principal, e as cidades de Madrid e de Londres de onde os indivíduos procediam das colônias hispano-americanas, com o fim de estudar e atraí-los para a causa da emancipação americana, tornando-os membros das lojas “mirandistas”, das quais tinham como objetivo realizar a independência das colônias espanholas. Nestas lojas se afiliaram uma grande casta dos nossos lideres: Antonio Nariño, o Precursor; Francisco de Paula Santander, José Maria García de Toledo, Juan Salvador de Narváez, José Fernández Madrid, Antonio Morales e Galaviz, Manuel Rodríguez Torices, José Ignacio París, Francisco Javier de Uricoechea, Domingo Caycedo, Francisco Montoya, Pedro Acevedo, Vicente Azuero, Florentino González, entre outros. O influxo de esta “corrente”, também atraiu aos capitães e soldados dos exércitos do Rei, como o coronel derrotado em Boyacá, José María Barreiro e Monjón.

Bolívar na Europa

Com seus 21 anos, Simon Bolívar se encontra em Paris e sua avidez de conhecimento chama atenção do sábio Humboldt, quem o convida a participar de reuniões secretas com científicos do calibre de Gay Lussac, Pierre Simon Laplace, George Cuvier e Louis Nicolas Vauquelin. Esta interação com tão eminentes membros da maçonaria permitiu a Bolívar ter uma opinião distinta do conhecimento pregado e implantado pelo clero.

Com seu mestre Simon Rodriguez, o mundo da política e a filosofia começam adquirir um ar renovador. Rodriguez influenciou na leitura de afamados filósofos e da política como: Voltaire, Montesquieu e Rousseau, cujos livros compartilham, discutiam e analisavam na luz dos acontecimentos do Novo Mundo.

Bolívar reflexiona, discute e medita com seu mestre a visão geopolítica de um sistema de governo distinto ao da monarquia que reinava na Europa: Os direitos dos humanos, os processos eleitorais a renovação constante dos quadros dos governos; a independência dos poderes: Executivo, legislativo, judicial, eleitoral moral; modelos de constituição, a liberdade de culto, a educação gratuita, reforma agrária, escravidão e os direitos dos homens; a autodeterminação dos povos, opressão espanhola; em fim todo um contexto revolucionário que mudaria a forma de pensar e atuar dos povos.

Para Bolívar foi surpreendente saber que Rousseau foi maçom, ao igual que seu compatriota Francisco de Miranda, quem teve uma trajetória impressionante nas revoluções mais importantes do século: francesa e americana. Miranda utilizou seus contatos na logia para organizar a fracassada invasão a Venezuela: Fruto de esta atividade foi a fundação em Londres da logia “Grande Reunião Americana”, onde cinco anos depois, Bolívar contato Miranda, logo que autarquia e o clero em Venezuela se revelo contra autoridade de Napoleão.

Ingresso na Ordem

Ávido de conhecimento que se abriria na frente dos seus olhos, Bolívar pede ao seu mestre o ingresso na Sociedade secreta, ante a restrição que impõem a ordem, na qual só podiam ingressar intelectuais levados por outros maçons. Assim ambos chegam na logia de Saint Alexandre D´Escocês localizada em Paris, sendo apresentado pelo seu mestre Simon Rodriguez na sua condição de maçom. Já em logia e para sua surpresa, conheceu homens da altura de George Washington; Benjamín Franklin; José de San Martín; Ambrosio O'Higgins; Amadeus Mozart; Louis de Montesquieu; Napoleão Bonaparte; os filósofos da época: Denis Diderot, Friedrich Hegel, Johann Herder; Alcalá Galiano; entre outros personagens, assim como os filósofos gregos da antiga Alexandria, todos eles eram maçons praticantes e participavam nas Sociedades secretas, e muitas das suas obras e inventos, surgiram nas logias, como resultado de compartilhar idéias e conhecimento.

O Juramento

Em 7 de janeiro de 1806 Bolívar faz seu juramento ante os iniciadores da maçonaria, términos filosóficos que sugere "Arquiteto de uma Moral Universal e Construtor do Templo Espiritual Invisível":

“Juro por Deus e por São João, pelo Esquadro e o Compasso, me submeter ao julgamento de todos, trabalhar ao serviço do meu Mestre na honorável logia, de segunda pela manhã aos sábados, e guardar as chaves, baixo a pena de que me seja arrancada a língua e de ser enterrado baixo as ondas, lá onde nenhum homem o sabra”.

Na Ata

Com a assinatura de Bolívar, a logia Saint Alexandre D'Escosse, de París, entregou a seguinte ata:

“A la gloria del Gran Arquitecto del Universo, y el undécimo mes Del año de la Gran Luz 5805, los trabajos de Compañero han sido abiertos al este por el Respetable Hermano de Latour d'Auvergne, alumbrando el oeste y el sur de los Respetables Hermanos Thory y Potu: La lectura de la última plancha trazada ha sido hecha y aprobada, el Venerable ha propuesto que se eleve al grado de Compañero al Hermano Bolívar nuevamente iniciado a causa de un próximo viaje que está a punto de emprender. El parecer de los hermanos habiendo sido unánime por su admisión y el escrutinio favorable, el Hermano Bolívar ha sido introducido en el Templo y después de las formalidades necesarias ha prestado a los pies del Trono la obligación usual, colocado entre los dos Vigilantes ha sido proclamado Caballero Compañero Masón de la Respetable Madre Logia Escocesa de San Alejandro de Escocia. Este trabajo ha sido coronado por un triple Huze y el Hermano, después de haber dado las gracias, ha ocupado su lugar a la cabeza de la Columna del Mediodía.”

Os trabalhos estão encerrados segundo o acostumado.

Na terceira oportunidade em que Bolívar viajou a Europa em 1810, visita a logia dos “Cavaleiros Racionais”, fundada por Francisco de Miranda em 1798, onde se discutia o destino das republicas americanas conforme o juramento anterior. Em Londres Bolívar recebe o Grau de Mestre Maçom na logia “LONDON” Nº 5 do Oriente da Inglaterra.

Bolívar regressa a Venezuela co uma visão distinta da historia e da religião que se conjugam em um ideal de Emancipação, como o prometeu naquele juramento que fez ante seu mestre, tendo com cenário o Coliseu Romano, os vestígios de um império que sucumbiu pela depredação e imoralidade, que com seus mesmos erros reinava a Espanha. Na Venezuela fundou conjuntamente com Miranda, a Logia "PROTETORES DAS VIRTUDES" No. 1 no Oriente de Barcelona, e “ORDEM e LIBERDADE” No. 2, que ainda existem em Caracas ““.

A historia de Bolívar e Barreiro

A seguinte historia, ocorreu em 1820 e foi narrada por Juan Mier Hoffman, e praticamente desconhecida para nós e esta descreve fielmente a convicção maçônica de Bolívar e da grandeza que este alcançou pelos seus membros de esta instituição quando atuam de acordo aos seus postulados.

“Ironicamente, Bogotá, a capital, esta no poder dos patriotas venezolanos, enquanto que Caracas, a outra capital, permanece no poder dos espanhóis. Bolívar esta imerso na frustração e na impotência de continuar a sua luta, suas poucas provisões só permitiram manter a poucos homens cobertos na selva, em um intento de proteger infrutuosamente na rota que podria conduzir a Morillo ate a capital da Nova Granada. Durante quatro meses, os exércitos de Bolívar se vigiam mutuamente, se observam,se analisam, mas não tentam nenhuma ação”.

“Curiosamente, Bolívar e Morillo nunca se haviam enfrentado, sem embargo, ambos se respeitavam e conhecem de suas proezas militares. Morillo, um herói da guerra contra Napoleão, era o oficial, mais destacado do exercito Espanhol. Sua missão? Submeter aos insurretos venezuelanos. Contava com o poder militar mais devastador que conheceu na América: soldados treinados para matar, as armas mais sofisticadas, os melhores cavalos, milhares de cabeças de gado e dinheiro em abundancia para alimentar sua tropa. Para Morillo, Bolívar era um guerrilheiro, cujas proezas militares ocupavam as primeiras páginas dos jornais europeus, e seus triunfos, galhardia e heroísmo, o tinham convertido no paládio da juventude. Mas o tempo conspirava contra os venezuelanos. Bolívar escreve a Santander: “Quase todos os soldados partiram para suas casas; as provisões de boca estão reduzidas; os homens estão cansados de comer banana: banana pela manhã, banana a tarde e banana a noite. Os doentes estão morrendo de fome. Nos vamos ter um conflito com o demônio”

“Presidente de duas nações, herói de mil batalhas, libertador dos povos e nem sequer conta com dinheiro para cobrir suas necessidades. Em uma correspondência fechada em 20 de Mio de 1820, se evidencia o desespero do Libertador quando escreve: “Meu cabo primeiro ganhou uns reais ao padre de São Ceyetano, e com este nos esta mantendo, Já não temos onde cair morto:Tudo esta se acabando e já nos morremos na miséria”.

O tempo passa e a inatividade consumia a intranqüilidade de Bolívar:”Dia a dia passo a pensar e a noite no sonho, nos fazemos castelos no ar, mesmo que ninguém seja melhor arquiteto do que eu”.

Mas quando tudo parecia perdido e a revolução parecia cair na derrota sem ter disparado um tiro, OCORRE O MILAGRE!!!

O Milagre

“Bolívar recebe uma boa noticia: Na Espanha os generais Rafael Del Riego y Antonio Quiroga encabeçam umas revoluções liberais, que obrigam ao Rei Fernando VII a jurar a Constituição de 1812, que abre uma democracia em esta nação e põe um freio ao absolutismo da monarquia Espanhola”. Esta nova realidade política suspende a expedição militar que estava disposta a reforçar o poderio militar de Espanha nas Américas ““.

“Este golpe de sorte para causa libertadora lhe permite a Bolívar ganhar o tempo necessário para re-organizar seus decadente exercito, No momento no chegariam os reforços solicitados pelos realistas. Morillo recebe instruções da Espanha:...” Se lhe ordena obter uma trégua com seus revoltados patriotas”, ao que Morillo respondeu energicamente “Estão loucos! Os que mandam na Espanha não conhecem quem manda neste país nem os inimigos nem as circunstancias, querem que passe por uma humilhação de negociar com o inimigo? Farei porque a minha a profissão é a subordinação e obediência”.

Decepcionado com esta nova realidade política do seu país e obrigado pelas circunstancias a negociar com seu maior inimigo, em 17 de junho de 1820, envia um Manifesto ao general Simon Bolívar, acordando a suspensão das hostilidades.

O Encontro

"Em 27 de novembro de 1820, Simón Bolívar e Pablo Morillo acordaram se reunir na aldeia de Santa Ana de Trujillo. Tudo há sido preparado para que este transcendental encontro, onde por primeira vez ambos olharam para suas caras. Morillo montado no seu cavalo de imponente estampa, esta rodeado pelo seu estado major e espera impacientemente, enquanto Bolívar não tinha um exercito para deslumbrar seu inimigo. Na distancia aparece Bolívar, sozinho e sem escoltas, chegando mais perto ele vem cavalgando uma humilde mula parda. Chega no momento crucial e com a reticência própria do nervosismo pela inimizade e o ódio alimentado em tantas batalhas, ambos generais estendem suas mãos para cumprimentar...”.

"Surpresa eles descobre que a pesar de estar em bandos opostos, ambos não só tinham em comum a indiscutível liderança para se conduzir na guerra, se não que também eram Irmãos maçons. Da forma em que seus dedos”. Polegares” se entrecruzaram, davam um claro sinal da Irmandade em que os obrigava a honrar a com fraternidade do ser humano por cima das paixões e para surpresa de todos os presentes, de imediato veio um forte abraço, como se em lugar de gladiadores que uma vez tingiram de sangue os campos de batalha, eram dois Irmãos de sangue que se reconciliaram logo de batalhar em bandos opostos.”

“O coronel realista Vicente Bausá descreveu o encontro: Morillo e Bolívar comeram juntos todo o dia e juraram uma fraternidade e filantropia interminável. A comida foi disposta pelo general Morillo e foi tão alegre e animado, que não parecia se não que eram antigos amigos. O general Morillo com toda sua sinceridade do seu coração chorou de prazer, brindou pela concórdia e uma fraternidade mutua. Todo foi em abraços e beijos. Os generais Morillo e Bolívar subiram em pé sobre a mesa a brindar pela paz e as valentes de ambos exércitos”.

“A Irmandade que a maçonaria prega e obriga tinha feito um milagre, com estes dois titães de guerra, Quem pensaria que ate ontem eram dois sanguinários combatentes dispostos a se matar e matar todo mundo? Bolívar e Morillo deram uma lição para historia, ao depor as paixões para honrar o Ser e a Irmandade que deve existir entre todo sos homens e mulheres de boa vontade. Por que quando se tem ideais e um coração nobre, não importam as diferenças descabeladas que pareçam, por que quando se atua de boa fé, se tem convicções e se acredita nos princípios, o homem cresce nas adversidades e da um sentido a sua existência. Ambos eram destacados cada um nas suas posições antagônicas; mas sem embargo encontraram um ponto de convergência que os uniu como seres humanos, mas que como militares entregues a uma causa”.

"Na manha seguinte, soldados de um e do outro lado do bando arrastavam uma pesada pedra, onde ambos generais acordaram em erigir uma pirâmide que comemoraria ao encontro maçônico. A pirâmide, como símbolo da Irmandade da Franco - Maçonaria, sinalaria o lugar onde Bolívar e Morillo fizeram honra ao Ser humano, para que recordemos que sem importar o ódio e as diferenças, sempre encontraremos um ponto de coincidência onde o amor e a fraternidade e capaz de unir aos homens e fazer milagres e como uma lição para estes tempos dificieis que vive a humanidade,onde as paixões políticas, religiosas, raciais e econômicas que mantem em uma guerra fraticida ao gênero humano, Bolívar e Morillo honraram ao Ser e demonstraram uma galhardia incomparável”.

Morillo ficou deslumbrado pela personalidade do Libertador Bolívar, tanto assim, que dias depois, 15 de dezembro, regressa a Espanha para nunca mais voltar a Venezuela, com estas palavras que dirige ao seu Rei Fernando VII:

“Nada e comparável a insaciável atividade de este caudilho. Seu arrojo e o seu talento são seus títulos para se manter na cabeça da revolução e da guerra; mas e verdade que tem uma nobre estirpe Espanhola traços e qualidades que o fazem ser superior a quantos o rodeiam. Bolívar é a revolução”.

Morillo entendeu a mensagem de Bolívar quando este se apresentou na frente do seu exercito sozinho e sem escolta. A mensagem era clara: “A Espanha não lutava contra um homem nem contra um aguerrido exercito, Espanha lutava contra um ideal; e quando o ideal esta na consciência, do povo esta é invencível”.

Ref: “El Compás”

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