Menu:

Categorias:

Arquivos:

Rito de York

Hiram Oasis

XML Feed:

Receba Nupesma (RSS)

Links:

Nupesma
Supremo G. C. Real Arco
Grande C. Criptico
York Rite
General Grand Chapter
General Grand Council
Knights Templar
Valid XHTML
Valid CSS

Graus Filosoficos na Inglaterra e País de Gales

Postado Segunda-feira, 04 Junho, 2007 as 8:40 PM pelo Ir:. Christian Farias Santos

No presente estudo abordaremos muito resumidamente os diversos Graus Filosóficos praticados na Inglaterra, País de Gales e nas Províncias Ultramarinas dos mesmos.

Na Inglaterra não há uma estruturação dos diversos graus que compõe o Rito de York com subordinação única dividida em Capítulos do Real Arco, Conselhos Crípticos e "Commandery". Pois bem o que temos é o seguinte:

Santo Arco Real - subordinado a um Supremo Grande Capítulo, para ser iniciado deve-se ser Mestre Maçom ( não há graus intermediários).

Maçonaria de Marca- subordinada a uma Grande Loja de Marca, para ser iniciado deve-se ser Mestre Maçom.

Conselho Críptico- subordinado ao Grande Conselho Críptico, para ser iniciado deve-se ser Mestre Maçom da Marca e Maçom do Santo Arco Real. Curiosamente os graus são 4 ( pelo que me informei o Conselho Críptico do Rito de York são 3:Mestre Real, Mestre Seleto e Super-Excelente Mestre) os quais são: Mestre Seleto, Mestre Real,Mui Excelente Mestre e Super-Excelente Mestre.

Cavaleiros Templários e Cavaleiros de Malta: o nome completo é Unificadas Ordens Religiosas, Militares e Maçônicas do Templo e de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta, na Inglaterra, País de Gales e Províncias Ultramarinas. As Ordens são governadas por um Grande Priorado. Para ser iniciado deve-se ser Mestre Maçom. Maçom do Santo Real Arco e professar a fé cristã.

Os graus são Cavaleiro Templário e a) Cavaleiro de São Paulo ou Passe Mediterrâneo e b) Cavaleiro de Malta ( segundo o livro o item a se refere a um "Grau de passagem" a todos aqueles que aspiram À Ordem de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta). Interessante que nos graus de "Commandery" do Rito de York temos:a Ilustre Ordem da Cruz Vermelha, Ordem de Malta e finalmente a Ordem do Templo como último grau.

No Reino Unido temos ainda as seguintes corporações filosóficas:

1-Nautas da Arca Real - pré-requisito é ser Mestre Maçom da Marca. Grau único relativo a providência e misericórdia divina e relata a lenda do Dilúvio.

2-Rito Antigo e Aceito ou "Rose-Croix" - denominação do REAA na Inglaterra por "motivos óbvios" ( rivalidade histórica). Curiosamente os graus do 4 ao 17 são praticados em Capítulo uma vez por ano, o que leva a reunião de muitos Irmãos. Os Graus propriamente ditos adotados pelo Supremo Conselho da Inglaterra são 18, 30, 31, 32 e 33. A entrada é por convite e a condição é ser Mestre Maçom.

3-Cruz Vermelha de Constantino: possui os seguintes graus, 1- Cavaleiro da Cruz Vermelha de Constantino 2-a) Cavaleiro do Santo Sepulcro b) Cavaleiro de são João Evangelista. Condição é ser Maçom do Real Arco. O grau 1 está relacionado ao Imperador Constantino enquanto os demais graus complementares ( são dados juntos) relacionam-se o a) com o descobrimento da Verdadeira Cruz e o b) com as descobertas feitas nas ruínas de Jerusalém a fundação da Ordem de São João. A interpretação das lendas é surpreendente pois tenta explicar a Maçonaria Simbólica e o Real Arco sob um ponto de vista puramente cristão.

4-Ordem dos Graus Maçônicos Associados - congrega sob sua égide vários graus que antigamente eram ordens independentes. A condição é ser Mestre Maçom, Mestre Maçom de Marca e Maçom do Real Arco. Os Graus são os seguintes:

São Lourenço, o Mártir- conectado a lenda do Santo e às reminiscências de uma antiga cerimônia operativa originada em Lancashire que foi projetada para distinguir o verdadeiro artesão do maçom especulativo.

Cavaleiro de Constantinopla- considerado um grau lateral, tenta relaconar Constantino com a fraternidade maçônica.

Grande Cobridor de Salomão- muito parecido com o grau de Mestre Seleto.

Cruz Vermelha da Babilônia- relacionado ao Santo Arco Real e a reconstrução do Segundo Templo por Zorobabel.

Grande Alto Sacerdote- mistura de dois graus da França e da Alemanha, o Grau foi fundado com a benção de Abraão e a consagração de Aarão como Grande Alto Sacerdote ( no meu entender a tradução é a mesma para Grande Sumo Sacerdote).

Cavaleiro de Constantinopla - Ritual de Plymouth: um Conselho de Cavaleiros de Constantinopla foi formado em 1865 em Plymouth primeiramente e em algumas cidades inglesas. Associaram-se ao Grande Conselho da Ordem mas mantiveram o privilégio exclusivo de manter seu avental primitivo e conferir o grau como era anteriormente praticado em Plymouth. Apresenta particularidades exclusivas. Ao contrário do Grau homônimo conferido em outros Conselhos da Ordem, somente Irmãos cristãos são elegíveis para admissão em um "Conselho de Plymouth".

5-Ordem do Monitor Secreto: qualificação é ser Mestre Maçom, congrega os seguintes graus

? Monitor Secreto: trata da notável amizade entre Davi e Jônatas

-Príncipe: perseguição do Rei Saul a Davi.

- Governador Supremo: cerimonial raro e dedicado ao reinado de Davi.

6-Respeitável Sociedade dos Franco-Maçons, Maçons Rústicos, Viajantes, Telhadores, Pavimentadores, Modeladores e Pedreiros. Possui os seguintes graus:

I-Aprendiz Contratado

II-Companheiro

III-Ajustador e Marcador

IV-Colocador e Edificador

V-Intendente, Supervisor, Superintendente e Administrador

VI-Mestre Passado

VII-Mestre Maçom

Profundamente ligado a tradição da Maçonaria Operativa associada a ensinamentos filosóficos particulares. Até o Vo. Grau deverá ser Mestre Maçom, Mestre de Marca e Companheiro do Arco Real. Deverá ser Mestre Instalado na Loja Simbólica e Mestre Instalado da Loja de Marca para avançar até o VIIo.

7-Cavaleiro Sacerdote Templário do Santo Arco Real: grau único concedido por um Tabernáculo, o primaz foi o ? The Royal Kent?, em 1923 houve formação de um Grande Conselho que controla os seguintes graus:

-Mestre de Funeral

-Mestre do Azul ou Cavaleiro de Salomão.

-Mui Excelente Mestre

-Excelente Maçom e Mestre dos Véus

-Mestre Sublime ou Contenda de Jacó

-Cavaleiro de Patmos ou Philippi

-Cavaleiro da Redenção

-Cavaleiro da Cruz Negra

-Marca Fugitivo

-Arquiteto

-Ordem do Cordão Encarnado ou Cavaleiro de Rahab

-Cavaleiro dos Três Reis ou a Balança

-Cavaleiro do Norte

-Cavaleiro do Sul

-Cavaleiro da Cruz Branca

-Cavaleiro da Cruz Branca de Torpichen

-Cavaleiro da Morte ou Elysium

-Cavaleiro da Tumba Santa

-Cavaleiro da Marca Cristã

-Cavaleiro de Bethânia

-Cavaleiro do Azul Real Prussiano

-Cavaleiro de Elêusis

-Cavaleiro da Palestina

-Cavaleiro de São João Batista

-Cavaleiro da Cruz

-Cavaleiro da Cruz Suspensa da Babilônia

-Cavaleiro da Cruz Vermelha de Jerusalém

-Cavaleiro da Cruz Vermelha ou Rosa-Cruz

-Cavaleiro da Tripla Cruz

-Grande Cruz de São João

-Feitos Livres de Harodim

-Cavaleiro Sacerdote Templário do Santo Arco Real

Condição: Mestre Instalado em Loja Simbólica, Maçom do Arco Real e Cavaleiro Templário.

Podemos observar que são mais de 30 graus subordinados, a maioria concedida por comunicação, sendo que o único totalmente praticado é o último. Alusões ao Velho e Novo Testamento a respeito do Cordeiro de Deus.

8- Ordem Real da Escócia: mais antigo sistema maçônico depois das Lojas Simbólicas. A admissão é feita estritamente por convite. Condição mínima é ser há cinco anos Mestre Maçom, não raro são adicionadas outras exigências. Compõe-se dos seguintes graus:

-O Heredom de Kilwinning: associado ao Rei Davi da Escócia

-Cavaleiro da Cruz Rósea: atribuído ao Rei Robert de Bruce, que o instituiu imediatamente após a Batalha de Bannockburn em 1314, para comemorar bravura de um grupo de cavaleiros e maçons que o haviam ajudado a obter a vitória.

9- Rito Escocês Retificado: além dos graus simbólicos, apresenta uma divisão na conferência dos graus:

Loja de Santo André que confere:

IV-a) Mestre Escocês ? tradição da Santa Shekinah nas ruínas do Templo de Salomão

b) Mestre Escocês de Santo André ? lenda da construção do Segundo Templo

Jurisdição do Comandante e Capítulo da Ordem Interna:

V?Noviço Escudeiro ? conversão de magos sábios e iluminados ao Cristianismo

VI?Cavaleiro Beneficente da Santa Cidade (CBSC) ? dogma religioso no Antigo Egito idêntico ao Cristianismo.

Condição: restrita a Hierarquia que controla o Rito, é feito apenas por convite. Muito pouco se conhece sobre a mesma, não se fala muito sobre a mesma nos círculos maçônicos.

10- O Rito de Baldwyn em Bristol: congrega graus filosóficos muito antigos centrados em Bristol, onde se pode recebê-los. Devido ao zelo e persistência dos Maçons que compunham o Rito deixou de ser absorvido pelos Graus Templários e Rito antigo e Aceito após a reativação dos graus filosófico após a morte do Duque de Sussex Grão-Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra. Composição do Rito:

I-Maçonaria Simbólica

II-A Suprema Ordem do Santo Real Arco

O CAMPO DE BALDWYN ( As Cinco Ordens Reais de Cavalaria)

III-Cavaleiros dos Nove Mestres Eleitos

IV-A Antiga Ordem de Cavaleiros Escoceses Grandes Arquitetos

V-Cavaleiros do Oriente, da Espada e da Águia

VI-Cavaleiros de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta e Cavaleiros Templários

VII-Cavaleiros Rosa-Cruz do Monte Carmelo

11-Societas Rosicruciana in Anglia: os graus são:

I-Zelador

II-Theoricus

III-Practicus

IV-Philosophus

V-Adeptus Minor

VI-Adeptus Major

VII-Adeptus Exemptus

VIII-Magister

IX-Magus

Condição:Mestres Maçons ativos pertencentes a Lojas Regulares da Grande Loja Unida da Inglaterra ou de Outra Potência Maçônica com a qual ela possua tratados de reconhecimento. O candidato deve ter caráter e abraçar totalmente os princípios do Cristianismo e habilidade suficiente para apreciar os estudos da Sociedade.

12-Ordem de Eri: admite somente membros da Ordem anterior acima do grau V que tenham sido convidados. Seus graus são:

I-Homem Armado: cerimonial envolvendo o armamento do candidato:

II-Escudeiro

III-Cavaleiro

13-Augusta Ordem da Luz: aberta a todo o Mestre Maçom, que deverá apresentar um trabalho que não pode versar sobre política ou Maçonaria.

Os graus são:

I-Primeiro Grau

II-Grau de Passagem

III-Segundo Grau

Enfoca as antigas religiões e mitos antigos para uma compreensão profunda da Maçonaria.

Esta foi uma pequena viagem pelo universo filosófico da Maçonaria da Inglaterra e País de Gales, que nos mostra a imensa riqueza de Ritos e Ordens Filosóficas Maçônicas do berço da Maçonaria Obediencial do mundo. È um verdadeiro prazer descobri tamanha diversidade de ensino e filosofia maçônica, numa época onde observamos que muitos Irmãos referem que não há tempo para se aprofundar na Ordem seja ela Simbólica e Filosófica.

E estas informações que nos chegam através de livros preciosos, são frutos dos esforços dos Irmãos que nunca se cansam de buscar a Verdadeira Luz e mais importante, estender sua mão ao Irmão que lhe segue para que também ele desfrute desta Iluminação.

BIBLIOGRAFIA:

ALÉM DA MAÇONARIA SIMBÓLICA ? KEITH B. JACKSON. ED. MADRAS

SÍMBOLOS MAÇÔNICOS E SUAS ORIGENS ? XICO TROLHA ? ED. TROLHA

RITOS E RITUAIS ? 1,3 E 5 ? XICO TROLHA ? ED. TROLHA

MAÇONARIA USOS E COSTUMES ? 1,2,3 E 4? XICO TROLHA ? ED. TROLHA

Categoria Artigos (RSS), Historia (RSS), Trabalhos (RSS)