Menu:

Categorias:

Arquivos:

Rito de York

Hiram Oasis

XML Feed:

Receba Nupesma (RSS)

Links:

Nupesma
Supremo G. C. Real Arco
Grande C. Criptico
York Rite
General Grand Chapter
General Grand Council
Knights Templar
Valid XHTML
Valid CSS

Ordens Filosóficas nos Estados Unidos da America

Postado Segunda-feira, 04 Junho, 2007 as 8:48 PM pelo Ir:. Christian Farias Santos

Após a exposição feita sobre os Graus Filosóficos na Inglaterra, País de Gales e Províncias Ultramarinas, abordaremos agora as Corporações Filosóficas dos Estados Unidos da América:

Rito Escocês Antigo e Aceito: bastante conhecido entre nós pois o Supremo Conselho Mãe do Mundo se encontra em seu território. É o único pais do mundo que comporta 02 Supremos Conselhos.

O Supremo Conselho Jurisdição Sul, é o mais antigo, o outro é denominado Supremo Conselho Jurisdição Norte. É composto de 33 graus bem conhecidos dos Maçons brasileiros, pois é o rito mais praticado no Brasil. Nos EUA os graus simbólicos não estão condicionados ao Rito pois as Grandes Lojas praticam rituais próprios em cada jurisdição não caracterizando um rito propriamente dito mas sim o ritual do ?Antigo Ofício?. Sua particularidade reside no fato que o 32º. Grau é considerado praticamente o ápice da jornada maçônica pois o 33º. Grau só é concedido a Irmãos com excepcional contribuição ao Rito, sendo que temos as seguintes graduações que se seguem ao 32º. Grau:

Rito de York: é necessário esclarecer que não há Rito de York nos graus simbólicos, uma vez que o Rito de York congrega corporações filosóficas apenas. É o mesmo caso do R.?. E.?. A.?. A.?., com a mesma justificativa apontada anteriormente com um diferencial. Não houve a criação por nenhum ritualista do Rito de York Simbólico, embora Mackey e Duncan (compiladores do Rito) se refiram ao Rito de York iniciando em seu grau de Aprendiz, isto não o tornou um Rito específico nos Graus Simbólicos.

Seus Graus são:

Capítulo do Real Arco: Mestre de Marca, Past Master, Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco.

Conselho Críptico: Mestre Real, Mestre Seleto e Supre-Excelente Mestre

?Commandery? de Cavaleiros Templários: Ilustre Ordem da Cruz Vermelha, Ordem de Malta e Ordem do Templo.

Temos ainda a Ordem dos Sumo-Sacerdotes Ungidos que não é considerado um grau mas uma honraria, concedida ao Sumo-Sacerdote Eleito do Capítulo.

Graus Maçônicos Aliados: é necessário ser Mestre Maçom, Mestre de Marca e Maçom do Real Arco para pertencer a esta ordem que não concede mas ensina aos candidatos os seguintes graus sob sua jurisdição:

Ordem dos Cavaleiros Sacerdotes do Santo Real Arco: a ordem é dada a Comandantes de ?Commanderies? de Cavaleiros Templários Instalados por relevantes serviços prestados. Controla diversos graus.

Cavaleiros da Cruz de Honra de York: é a maior honra concedida a um Maçom do Rito de York. É concedida por convite ao candidato após o mesmo ter sido aprovado previamente.

Cruz Vermelha de Constantino: é um grau honorário concedido por convite a Maçons do Real Arco que foram selecionados. Os Graus são:

Colégio do Rito de York: corpo que congrega Maçons do Rito de York ativos. Relativo a lenda do Rei Athelstan. Há vários Colégios subordinados ao Soberano Colégio do Rito de York que concede a Cruz Púrpura de Honra apenas a dois membros de cada Colégio.

Ordem Real de Zanzibar: um grau alegre e que se baseia na boa convivência. Congrega Maçons Crípticos.

Antiga Ordem Arábica dos Nobres do Sudário Místico ? congrega Maçons dos Ritos Escocês Antigo e Aceito e de York, que tenham completado sua jornada até o último de um ou ambos os ritos e que tem por objetivo reunir os Irmãos para um momento de relaxamento. Tornou-se uma das mais ativas ordens maçônicas caritativas. Caracterizada pelo uso de um Fez Vermelho.

Buscou-se apresentar um pequeno panorama da Maçonaria Filosófica Norte-Americana, mostrando a pujança tão bem conhecida da Maçonaria daquele país.

BIBLIOGRAFIA

Vested in Glory ? Jim Tresner, 33o., Grand Cross/ Robert H. White, 32o. ? SC - SJ

The History and Symbolism of Royal Arch Masonry ? Edward P. Graham ? 1st. Books

Ritos e Rituais ? Vol. 4 ? Xico Trolha ? Ed. Trolha.

Site da ?The Masonic Order of the Bath in USA?

Site do Grande Conselho da ?Masonic Societas Rosacruciana in Civitatibus Foederatis?

Site da Grande Loja Provincial da Ordem Real da Escócia nos EUA

Site do Rito de York.

Site do Supremo Conselho do REAA, Jurisdição Sul

Categoria Artigos (RSS), Historia (RSS), Trabalhos (RSS)