Menu:

Categorias:

Arquivos:

Rito de York

Hiram Oasis

XML Feed:

Receba Nupesma (RSS)

Links:

Nupesma
Supremo G. C. Real Arco
Grande C. Criptico
York Rite
General Grand Chapter
General Grand Council
Knights Templar
Valid XHTML
Valid CSS

Ancient Order of Free Gardeners

Postado Segunda-feira, 01 Outubro, 2007 as 9:49 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

A origem desta Ordem é obscura, mas se acredita ter sido formada na Escócia no século XVIII como uma sociedade de benefício e de lá se espalhou para a Inglaterra. O movimento consistiu originalmente em lojas independentes, mas as tentativas de formar uma administração central e uma Loja Principal apareceu em 1840 com subordinação a uma Loja Principal. Porém, teve uma curta vivencia tiveram grupos de rompimento nos finais do século 19º. Nos rituais aparecem os oficiais da loja o Mestre, dois Diretores, o Capelão e Dentro de e Fora os ?Tylers?, guardas. A parte simbólica consistia em três graus: Aprendiz (baseado em Adão no Jardim de Éden), Artífice (baseado na Arca de Noé) e Mestre Gardener (baseado no Rei Salomão). Cada cerimônia incluiu uma obrigação, senhas, sinais e um catecismo. Os aventais, colarinhos e jóias da Ordem com um simbolismo semelhante a da Maçonaria (Alvenaria).

Os emblemas da Ordem são bem parecidos aos emblemas da Maçonaria Alvenaria. Neste caso o esquadro e compasso estão em forma regular, mas em vez da letra `G `, os emblemas de Jardineiros têm uma faca de podar aberta em sessenta graus. Os Aventais são pintados e os certificados incluem cenas como o Adão e Véspera no Jardim de Éden, a Arca de Noé, o emblema principal há pouco descreveu e representações das ferramentas de jardineiros.

Nos catecismos existe simbologia das ferramentas assim como nos rituais dos pedreiros operativos da Maçonaria. Nas cartas constitucionais são exibidas as quatro cabeças do rio que traspassa o Jardim de Éden (Pison, Gihon, Hiddekel e Eufrates; veja Capítulo de Gênese 2 vv. 10-14) e as cartas A.N.S. e o que se referem aos três Mestres Gardeners (Jardineiros) Principais (Adão, Noé e Salomão).

Os primeiros Jardineiros da Escócia aparecem com a fundação da loja em Haddington no século XVII. As lojas promoveram originalmente e regularam a profissão da jardinagem, mas também agiu como sociedade fraterna, enquanto proporcionava aos sócios o apoio financeiro em tempos de necessidade e pagando as despesas funerárias para assegurar um enterro decente. Muitos adotaram as decorações e rituais de lojas maçônicas, com ?regalia?, paramentos para as cerimônias como o esquadro e compasso descansando na Bíblia, acompanhado por uma faca de podar. A sociedade não foi limitada só aos jardineiros, muitos não jardineiros participaram das suas fileiras. No meio do século XVIIII as lojas atuam mais como socorro mutuo.

?As primeiras lojas foram independentes, mas em 1849 teve uma reunião em Lasswade para montar uma loja principal que conduziria a organização. O espírito de unidade não durou, porém, antes de 1859 aparece uma Ordem Antiga de Jardineiros que foi fundada em Glasgow e outra fundada em Edimburgo. O organização de Glasgow foi conhecida como a ?St Andrew Ordem dos Jardineiros Antigos? ou, alternativamente, a Loja " Principal Ocidental?.

A Ordem Antiga dos Jardineiros no dia 12º Dec. 1919 em Stonyburn, quiseram se tornar uma das maiores naquele momento mas aparte do relatório divulgado na imprensa local, nenhuma outra menção disto veio a iluminar e a Loja Principal e esta ficou adormecida. O primeiro R.W. o Mestre foi David Strickland e o Secretário era Peter Walker.

No arquivo da escócia existem 6 caixas com arquivos, informação relativa ao compromisso dos sócios, encerramento, dissolução, e transferência, como foi especificada no Ato de Sociedades Amigáveis em 1899. Nove das sociedades amigáveis defuntas datam de 1902-75 (Kingswood 19/17378-83), inclusive a Unidade Principal dos Jardineiros.

Bibliografia

Ancient Order of Free Gardeners

http://freemasonry.bcy.ca/texts/gardeners.html

http://www.carboneria.it/gardeners.htm

http://www.historyshelf.org/shelf/free/index.php

http://www.carboneria.it/gardeners.htm

Categoria Artigos (RSS), Trabalhos (RSS)