Menu:

Categorias:

Arquivos:

Rito de York

Hiram Oasis

XML Feed:

Receba Nupesma (RSS)

Links:

Nupesma
Supremo G. C. Real Arco
Grande C. Criptico
York Rite
General Grand Chapter
General Grand Council
Knights Templar
Valid XHTML
Valid CSS

Informativo para Mestre Maçom

Postado Segunda-feira, 08 Outubro, 2007 as 7:47 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

Os artigos abaixo transcritos encontram-se no site do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil.

www.realarco.org.br

Maçonaria do Real Arco

Capítulos

Por mais de dois séculos, para a grande maioria dos Maçons de todo o mundo, o Real Arco tem sido o complemento indispensável da educação dos Mestres Maçons.

Na época em que a Maçonaria inglesa encontrava-se dividida em duas Grandes Lojas rivais, Laurence Dermott (1720-1791), o famoso e combativo Grande Secretário dos Antigos, dizia que o Real Arco era "a raiz, o coração e o cerne da Maçonaria". A Grande Loja dos Antigos já praticava o Real Arco desde sua fundação. E o considerava tão importante que chegou a ser conhecida como a "Grande Loja dos Quatro Graus". Seu brasão prova isso, porque só ostentava elementos simbólicos do Real Arco.

Quando veio a União das duas Grandes Lojas, dos Modernos e dos Antigos, em 1813, o Real Arco Inglês, alguns anos depois, acabou por encaixar-se nos Graus Simbólicos. Ele assim é praticado pelos Irmãos do Grande Oriente do Brasil.

Foi nos Estados Unidos, entretanto, que o Real Arco alcançou a maravilhosa consistência ritualística que mantém nos dias de hoje. Em 1797, Thomas Smith Webb, famoso ritualista americano, registrou seu Monitor (algo parecido aos nossos rituais, porém quase todo cifrado) e conseguiu que representantes de diversos Capítulos se reunissem em Boston, em 24 de ou tubro do mesmo ano. Esta Convenção é considerada hoje o ponto de partida para o que é atualmente conhecido como The General Grand Chapter of Royal Arch Masons, International. Podemos dizer que foi a partir daí que o Real Arco americano cristalizou-se em toda sua beleza.

O Real Arco Inglês e o Americano se reconhecem mutuamente. Mas como a versão inglesa tem um único Grau, quer dizer, um Maçom inglês para entrar num Capítulo Americano que estiver trabalhando nos Graus de Mestre de Marca, Past Master e Mui Excelente Mestre, deve primeiro receber esses Graus.

No Real Arco, deve-se enfatizar, todos os Graus são iniciáticos.

Mais sobre o Real Arco

Seja qual for o Rito Simbólico de origem, o Maçom que chega ao Grau de Mestre pode ascender por duas escadas – ou ambas ! – para completar sua educação: os Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito ou os Altos Graus do Rito de York. Neste último, os quatro primeiros degraus constituem o que chamamos Real Arco.

Diferentemente dos Altos Graus do R.E.A.A., conhecidos por números, os Graus do Real Arco são conhecidos apenas por seus nomes: Mestres de Marca, Past Masters, Mui Excelentes Mestres e Maçons do Real Arco. Esses Graus revivem, na íntegra, a história do Templo do Rei Salomão, subseqüente à morte do Arquiteto, em Cerimônias de profundo simbolismo, consistência e beleza.

Certamente, o Real Arco lhe trará mais Luz na Maçonaria.

Veja também...

* Os graus do Real Arco

* Graus Crípticos

* Ordem dos Cavaleiros Templários

* Ordens e Graus laterais

Categoria Comunicados (RSS)