Menu:

Categorias:

Arquivos:

Rito de York

Hiram Oasis

XML Feed:

Receba Nupesma (RSS)

Links:

Nupesma
Supremo G. C. Real Arco
Grande C. Criptico
York Rite
General Grand Chapter
General Grand Council
Knights Templar
Valid XHTML
Valid CSS

A Escada de Jacó?

Postado Quarta-feira, 12 Novembro, 2008 as 1:42 PM pelo Ir:. Jacques Vogel

Jacob's Ladder - ARTIGO 105 - Definido Maçonaria 1926

A introdução da escada de Jacob no simbolismo da maçonaria especulativa, tem sua origem na visão de Jacob, que é substancialmente gravada no vigésimo oitavo capítulo do Livro de Genesis: Quando Jacob teve uma visão durante o sono, de uma escada, cujos pés repousavam sobre a terra, e cujo topo chegava aos céus. Anjos continuamente subiam e desciam através dela e prometerem-lhe a bênção de uma numerosa e feliz posteridade. Quando Jacob acordou, ele estava cheio de gratidão, e consagrou o local como a casa de Deus.

Esta escada, tão marcante para a história do povo judeu, encontra o seu análogo em todas as antigas iniciações. Seja ela uma coincidência, ou uma teoria; ou se derivado de uma base comum de simbolismo ou seja lá o que for, é certo que a escada como um símbolo de progresso moral e intelectual existia quase universalmente, apresentando-se como uma sucessão de degraus, ou portões, ou modificada de alguma maneira. O número de degraus variava, embora o favoritismo tenha recaído sobre o número sete, provavelmente devido ao caráter mistico deste numero aceito em quase todos os lugares.

Entre os mistérios Persas do Mitraísmo, havia uma escada de sete voltas; a passagem através delas sendo simbólica da alma à aproximação da perfeição. Nos mistérios de Brahma, encontramos a mesma referência à escada de sete degraus. Os sete degraus eram emblemas dos sete mundos que constituem o Universo hindu; o mais inferior sendo a terra até o sétimo ou superior que seria a Esfera da Verdade.

Entre os Kabbalistas, a escada foi representada pelas dez Sephiroths, que, iniciadas a partir de baixo, foram o reino até a 10 ª que era a Coroa, (chegada ao Infinito) .

Na Maçonaria Superior, encontramos a escada de Kadosh, que consiste em sete degraus.

A escada maçônica que é apresentada no simbolismo do primeiro grau deveria realmente ser composta por sete degraus, que assim ascendem: A Temperança, Fortitude, Prudência, Justiça, Fé, Esperança e Caridade, mas nos exemplos mais antigos apresenta-se sómente com tres, referindo-se às tres virtudes teológicas, portanto sendo denominada de escada teológica.

A escada de Jacob foi há muito reconhecida como símbolo de progresso. Nos escritos do século XVI a escada de Jacob era mencionada como símbolo de uma escala progressiva na comunicação intelectual entre a terra e os céus.

Nos graus do Antigo Oficio (Ancient Craft) do Rito de York praticado pelas lojas azuis americanas , a escada de Jacob não faz parte do simbolismo original. Se comenta que foi introduzido por Dunckerley quando reformulou as instruções. Isto é confirmado pelo fato de que a escada não é mencionada em nenhum dos rituais do início do século passado, nem sequer por Hutchinson, que teve uma excelente oportunidade de fazê-lo em sua instrução sobre a Natureza da Loja, onde ele fala da cobertura da Loja (Lodge), mas nada diz sobre os meios de alcançá-lo, o que ele poderia ter feito, se estivesse familiarizado com a escada como um símbolo. A sua primeira aparição é em um Tracing Board ( plano de trabalho) no qual a data de 1776 está escrita.

Quanto ao simbolismo da maçonaria moderna, a escada é um símbolo de progresso, tal como ela é, em todas as antigas iniciações. Seus principais três degraus, representando Fé, Esperança e Caridade, colocam-nos perante os meios de avançarmos da terra aos céus, da morte à vida - do mortal à imortalidade. Daí o seu pé estar colocado no chão ou piso da Loja, que é típico do mundo, e seu topo repousa sobre a cobertura do Loja, que é um símbolo do céu. No sistema de Dunckerley , a escada repousa sobre a Bíblia Sagrada, e alcança os céus.

Este simbolismo é assim explicado: Através das doutrinas contidas na Bíblia Sagrada nós somos ensinados a crer na divina provisão da Providência ,cuja crença reforça a nossa Fé, e permite-nos subir o primeiro degrau. Aquela Fé naturalmente gera em nós uma esperança das bençãos prometidas, o que nos permite subir o segundo degrau. Mas a terceira e última sendo a Caridade, engloba todo o conjunto e aquele que possui esta virtude em seu amplo senso, é tido como aquele que atingiu o ápice de sua profissão.

A delimitação da escada, com apenas três degraus sobre o Plano de Trabalho ( Tracing Board) de 1776, que é de pequeno porte, pode ser atribuída aos conceitos de conveniência. Mas o fato de Dunckerley ter derivado seu simbolismo de Ramsay, que a escada de Ramsay tinha sete degraus, sendo a mesma que a do simbolismo de Kadosh ; que, em todas as antigas iniciações o número sete foi preservado, e por último, que Preston descreve-o como tendo " muitas voltas ou pautas, que apontam como muitas virtudes morais, mas as três principais, a saber, Fé, Esperança e Caridade ", irresistivelmente nos levam a concluir que a escada Maçonica deveria ter devidamente sete degraus, que representam as quatro cardeais e três teológicas virtudes.

Categoria Artigos (RSS)

A Escada de Jacó... Jacob's Ladder

Postado Segunda-feira, 10 Novembro, 2008 as 2:44 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

Introdução...

A escada de Jaco, no Rito de York Simbolico “Antigo Oficio”, é correto afirmar que os “antigos” “Rituais” (entenda-se Abertura, Cerimonia Iniciação, encerramento..etc), não se referência esta Alegoria!!!, Mas nos conhecidos “Lectures” dos Monitores das Lojas, ou seja, leituras dadas em Loja (Instruções, catecismos), sim aparece à alegoria.

A inserção desta alegoría acredita-se que foi para “Maçonaria Especulativa” a principios de 1776, transformando-se desta forma numa alegoria presente em toda a Maçonaria, não sendo mencionada especificamente em alguns Rituais, mas esta presente nas leituras (lectures) e dos monitores americanos, por tanto à alegoría esta presente nos estudos dos Maçons Americanos.

Albert Pike também trata sobre o assunto para o “Rito Escoses Antigo e Aceito”, para as Lojas Simbolicas (Blue Lodges), assim como Mackey na sua enciclopedia. Da mesma forma tambem se encontra num catecismo do “Ancient Craft”, escrito no Monitor de “William Morgan”, publicado em 1826 do Distrito de Nova York. O “Jacob's Ladder” – “Escada de Jaço”, aparece a sua explicação de alegoría no Monitor do Maçom, escrito por Bob Morris em 1859 como sendo que existem 7 degraus, 4 degraus estão marcados Verdade, Fortitude, Prudência e Justiça sendo no final dos degraus são Fé, Esperança e Caridade. A mesmo explicação é encontrada no Monitor de Thomas Webb (Pai do Rito de York Simbolico), Compilado por James Fenton, P.M. na sua edição de 1865.

Nas Lectures (Instruções, Catecismos - 1801), Ingleses tambem fazem referencia a escada de Jacó.

O presidente Americano George Washington’s tambem inseriu esta alegoría da “Escada de Jacó”, no seu avental.

Segue alguns dos trabalhos realizados por IIR. De diferentes Grandes Lojas Americanas sobre a escada de Jaco…

Categoria Artigos (RSS)